FORMAÇÃO DE DOCENTES "PROJETO INTEGRADOR NA EPT": UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Maise Rodrigues Sá Giacomeli e Anderson Martins Corrêa
Apresentação oral: sim
LET US PLAY: FORMAÇÃO PERMANENTE ON-LINE PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Caroline Rezende dos Reis e Fabricio Cesar de Paula Ravagnani
Apresentação oral: sim
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DE CARÁTER EMANCIPATÓRIO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS
Tatiana Losano de Abreu e Alysson André Regis Oliveira
Apresentação oral: sim
IMERSÃO AO CONTEXTO DO EMPREENDEDORISMO: UM PRODUTO EDUCACIONAL A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Bruno Delmondes Xavier e Dante Alighieri Alves de Mello
Apresentação oral: sim
CONHECER PARA INCLUIR: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO CONTEXTO ESCOLAR
Gustavo Medina Araújo e Dejahyr Lopes Junior
Apresentação oral: sim
CONTRIBUIÇÕES DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DO PROFEPT PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Rosane de Brito Fernández Garcia e Azenaide Abreu Soares Vieira
Apresentação oral: sim
A AUTOGESTÃO DO TRABALHO, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA ENQUANTO TEMÁTICAS FORMATIVAS PARA A EPT: PROPOSTA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO PARA ALCANCE DA FORMAÇÃO OMNILATERAL
Rafael Rodrigues de Sousa Frois e Keila Lima Sanches
Apresentação oral: sim
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS BASEADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Caroline Aparecida Sampaio Guimarães e Odair Diemer
Apresentação oral: sim
INVENTÁRIO DE PRÁTICAS DE ESTUDOS PARA ADOLESCENTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO
Aline Karen Baldo e Gesilane de Oliveira Maciel José
Apresentação oral: sim
PERCURSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO EDUCACIONAL CULTURA VISUAL E MUNDO DO TRABALHO NO PROFEPT
Marcos Luis Christo e Pollyana dos Santos
Apresentação oral: sim
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS SOBRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA
Simone Lorena Tobbin Pereira e Claudio Zarate Sanavria
Apresentação oral: sim
ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO CAMPUS PORTO SEGURO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
Elís Fábia Lopes Cabral e Tereza Kelly Gomes Carneiro
Apresentação oral: sim
IMPRESSÃO 3D NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS CELULARES: ENSINANDO BIOLOGIA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Mylena Iasmim Figueiredo Pires e Airton José Vinholi Júnior
Apresentação oral: sim
FACILITAÇÃO DA COMPREENSÃO E DO USO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA POR E COM PESSOAS SURDAS
Ana Maria Ribeiro da Rocha e Airton José Vinholi Júnior
Apresentação oral: não
COMPARAÇÕES DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO ENTRE INSTITUTOS FEDERAIS CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA EM ÂMBITO NACIONAL
Braulio Gaudencio Cerqueira e Anderson Martins Corrêa
Apresentação oral: não
CARTILHA DIGITAL: UM MANUAL DE AUXÍLIO PARA O ACOLHIMENTO E AMBIENTAÇÃO DOS INGRESSANTES AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Caroline da Silva Campos Brito e Dante Alighieri Alves de Mello
Apresentação oral: não
CINEMA NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Clóvis Gomes Ferreira, André Luiz da Motta Silva e Anderson Martins Corrêa
Apresentação oral: não
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO IFMS – DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DESSA POLÍTICA INSTITUCIONAL
Davi de Oliveira Santos e Anderson Martins Corrêa
Apresentação oral: não
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE VOLUNTARIADO EDUCATIVO (NUVE)
Dayani Silva da Cruz, Letícia Barbosa da Silva Cavalcante e Beatriz Aparecida Alencar
Apresentação oral: não
ESTILOS DE APRENDIZAGEM PARA IDENTIFICAÇÃO DE TÉCNICAS UNIVERSAIS DE ENSINO PARA SALA DE AULA
Domício Cardoso Andrade Júnior e Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos
Apresentação oral: não
VIOLÊNCIA SEXUAL: UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO NO IFMS
Douglas Garajo de Moura, Danilo Ribeiro de Sá Teles e Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos
Apresentação oral: não
A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES E A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Durval Rabelo Guimarães Filho e Luis Eduardo Moraes Sinésio
Apresentação oral: não
O USO DO VIDEOGAME COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE GEOPOLÍTICA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Éder Santos Gouveia, Airton Jose Vinholi Júnior e Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior
Apresentação oral: não
WEBSITE PARA AS BIBLIOTECAS DO IFMS: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO BASEADA NA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Eliane Pinheiro Miranda Pereira e Dejahyr Lopes Junior
Apresentação oral: não
CURSO LIVRE PARA PROMOVER O ENFRENTAMENTO AO PRECONCEITO NO ÂMBITO EDUCACIONAL DO IFMS
Franklin Paulino Leal e Dejahyr Lopes Junior
Apresentação oral: não
A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DO IFMS NO VIÉS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Gisela Silva Suppo e Airton José Vinholi Júnior
Apresentação oral: não
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Gisele Alves Zuza de Castro e Luís Eduardo Moraes Sinésio
Apresentação oral: não
ORIENTAÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE UMA REVISTA CIENTÍFICA EM CENÁRIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFMS
Igor Moura Danieleviz e Silva, Letícia Barbosa da Silva Cavalcante e Beatriz Aparecida Alencar
Apresentação oral: não
UMA PROSPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CAMPUS CAMPO GRANDE DO IFMS PARTINDO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS À VISÃO DE FUTURO
Inêz Rozana de Lima e Dante Alighieri Alves de Mello
Apresentação oral: não
O ESTÁGIO CURRICULAR COMO LUGAR DE INTERAÇÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Jhonny Alencar Marchini e Danilo Ribeiro de Sá Teles
Apresentação oral: não
INDISSOCIABILIDADE EM ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: PERSPECTIVAS DOS COORDENADORES DE CURSO SOBRE O PRINCÍPIO EM SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Joanne Romão de Oliveira e Dante Alighieri Alves de Mello
Apresentação oral: não
HISTÓRIA E MEMÓRIA: FONTES IMAGÉTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Jussara Hilario dos Santos, André Luiz da Motta Silva e Anderson Martins Corrêa
Apresentação oral: não
ATIVIDADES ADAPTADAS A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE: ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR REGENTE POR MEIO DE UM GUIA DIDÁTICO
Katiane da Silva Varela e Gesilane de Oliveira Maciel José
Apresentação oral: não
PRODUÇÃO DE PODCASTS COM ENFOQUE COOPERATIVO EM CONTEXTOS EDUCATIVOS
Leticia Auxiliadoura Muzzi de Oliveira Vieira e Danilo Ribeiro de Sá Teles
Apresentação oral: não
UTILIZAÇÃO DE RECURSO TECNOLÓGICO PARA DIVULGAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES E AÇÕES DA EXTENSÃO NO IFMS
Lindayane dos Santos Amorim de Sá e Airton José Vinholi Júnior
Apresentação oral: não
UM CURSO DE EMPREENDEDORISMO COMO AUXILIAR NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE NÍVEL MÉDIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Lizandra Almeida de Menezes e Dante Alighieri Alves de Mello
Apresentação oral: não
AS INTERFACES SOBRE OS CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Maria Rosineide de Araújo Santos e Anderson Martins Corrêa
Apresentação oral: não
GUIA PARA O ENSINO DE ESPORTES ADAPTADOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS: UM RECURSO PRÁTICO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Maristela Amaral Gaúna e Fabrício César de Paula Ravagnani
Apresentação oral: não
CIBERCRIMES: A PERTINÊNCIA EM ESTUDAR AS CONSEQUÊNCIAS LEGAIS DOS CRIMES VIRTUAIS
Marlon Glauber Marinho e Danilo Ribeiro de Sá Teles
Apresentação oral: não
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TRATA DA RADICIAÇÃO: REVISANDO CONCEITOS EM TURMAS INGRESSANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFMS CAMPUS JARDIM
Mirélly de Oliveira Costa e Anderson Martins Corrêa
Apresentação oral: não
DIRETRIZES DE ACOLHIMENTO A ESTUDANTES LGBTQIA+ DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
Mitsuko Hatsumura e Azenaide Abreu Soares Vieira
Apresentação oral: não
MODELOS BIOLÓGICOS COM USO À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA CRÍTICA PARA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM SOBRE CÉLULA NA EPT
Patricia Silva Pelzl Bitencourt e Airton José Vinholi Júnior
Apresentação oral: não
A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CURSO MOOC DE INICIAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
Priscila Veloso Silva e Fabrício Cesar de Paula Ravagnani
Apresentação oral: não
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO PRÁXIS NO ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DIVERSIFICADAS
Rafael Bruno Peres e Luís Eduardo Moraes Sinésio
Apresentação oral: não
MARCA ESPORTIVA E MASCOTE COMO PRODUTO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Ricardo Rojas Martines e Fabricio Cesar de Paula Ravagnani
Apresentação oral: não
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ENQUANTO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O ENTENDIMENTO DE PROFESSORES DE INFORMÁTICA A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA
Silvana Aparecida Ataide do Nascimento e Claudio Zarate Sanavria
Apresentação oral: não
APP INVENTOR COMO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Viviane Vilanova Rodrigues e Airton José Vinholi Júnior
Apresentação oral: não
O GÊNERO CHARGE COMO POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO
Wilmara Aparecida Rios e Dante Alighieri Alves de Mello
Apresentação oral: não