Seminário EPT - IFMS

Volume 2 (2019)


Volume 2 (2019)

 

Apresentações Orais:

 

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO OMNILATERAL

Willyan da Silva Caetano, Claudio Zarate Sanavria

 

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO INTEGRAL

Lucival Bento Paulino Filho, Danilo R. de Sá Teles

 

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA POLITÉCNICA: UMA PROPOSTA CURRICULAR

Paula Renata Cameschi de Souza, Azenaide Abreu Soares Vieira

 

ALGEBRATICANDO NA MATEMÁTICA: O JOGO DIGITAL PARA O ENSINO-APRENDIZADO DA ÁLGEBRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Luciane Machado Rodrigues, Ricardo Pini Caramit

 

AS BASES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: APLICAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA

Átila Alixandre de Moraes, Odair Diemer

 

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM ENFOQUE COLABORATIVO

Aline Christiane Oliveira Souza, Claudio Zarate Sanavria

 

CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES E AÇÕES DE EXTENSÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMS: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CAMPO GRANDE

Lindayane dos Santos Amorim de Sá, Airton José Vinholi Júnior

 

DE BACHARÉIS A DOCENTES: O USO DE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Maise Rodrigues Sá Giacomeli, Anderson Martins Corrêa

 

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA PROMOVER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE GENÉTICA RELACIONADOS AOS SISTEMAS SANGUÍNEOS

Glaucia Rosely Barbosa Marin, Airton José Vinholi Júnior

 

EFICÁCIA DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA ÓTICA DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Keila Cristina Pinheiro Antunes, Ricardo Pini Caramit

 

ÉTICA NA PESQUISA: UMA PROPOSTA DE CURSO ONLINE PARA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES

Ivan Alves, Fabrício César de Paula Ravagnani

 

FABLABS EM UMA PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, UMA ABORDAGEM PARA ALÉM DA TECNOUTOPIA

Diego Henrique Oliveira Barbosa, Dejahyr Lopes Junior

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL, CRÍTICA E REFLEXIVA

Maria do Rosário Ramos de Almeida, André Luiz da Mota Silva

 

FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO AO CONTEXTO DA PRÁTICA

João Augusto Grecco Pelloso, Anderson Martins Corrêa

 

GESTÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E INTELECTUAL DO IFMS POR MEIO DE UM REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Vera Lucia Solano Feitosa Porto, Dante Alighieri Alves de Mello

 

HISTORICIZANDO CONHECIMENTOS TÉCNICOS: MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS ENQUANTO ATIVIDADES HUMANAS NO TEMPO

Caroline Ap. Sampaio Guimarães de Moraes, Odair Diemer

 

INSTORIES: LETRAMENTO MULTIMODAL E NARRATIVAS DIGITAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARA A DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Vinícius Villas Boas Neto Bazenga Vieira, Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior

 

LUZ, CÂMERA E ANIMAÇÃO: STOP MOTION NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Ester Rohr, Danilo R. de Sá Teles

 

NO PLAY, NO GAIN: UMA PROPOSTA PARA MAXIMIZAR A ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES UTILIZANDO ESTRATÉGIAS LET US PLAY

Caroline Rezende dos Reis, Fabrício César de Paula Ravagnani

 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Vanessa Teodoro, Dante Alighieri Alves de Mello

 

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE PRÁTICAS AUDIOVISUAIS

Gabriel Barros Guimarães, Dejahyr Lopes Junior

 

(TRANS) FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA PERSPECTIVA INTEGRAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Laressa Cintra, Azenaide Abreu Soares Vieira

 

Pôsteres:

 

TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS INOVADORAS NA DOCÊNCIA PARA O ENSINO BÁSICO E SUPERIOR EM CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL

Everton Luís Borro, Juliano Zelinka Rodrigues, Jeniffer Bahia, Pollyanna Cordeiro, Robson Gonçalves Félix

Palavras-chave: Inovação. Ensino. Gestão.

 

 PROJETO DE TRABALHO NA UNIDADE CURRICULAR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO CURSO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA DO IFMS – CAMPUSCAMPO GRANDE

Rhasla Ramos Abrão Wanderley, Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos

Palavras-chave: Metodologia ativa. Aprendizagem. Ensino técnico.

 

 LEVEL UP: GAMIFICANDO O REGULAMENTO DISCIPLINAR DO ESTUDANTE DO IFMS – CAMPUS CAMPO GRANDE

Sandra Regina Jimenez, Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos

Palavras-chave: Indisciplina. Regulamento IFMS. Gamificação.

  

O CANTO CORAL NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS CAMPO GRANDE: UM ALIADO NA FORMAÇÃO HOLÍSTICA DO ESTUDANTE

Rodrigo Falson Pinheiro, Manoel Câmara Rasslan, Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos

Palavras-chave: Canto Coral. Formação holística. Bem-estar.

  

O ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO IFMS, CAMPUS CAMPO GRANDE

Tayomara Hanako de Almeida Higa Augusto, Jocimara Paiva Grillo

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão. Prática docente.

  

A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR E A APRENDIZAGEM

Pollyanna Meireles Cordeiro, Jaqueline Alonso Braga de Oliveira

Palavras-chave: Espaço escolar. Aprendizagem. Escola Técnica.

  

LEVANTAMENTO DE MÉTODOS AVALIATIVOS EM BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DOCENTE DOS CAMPI DO IFMS

Vivian Almeida Assunção, Airton José Vinholi Júnior

Palavras-chave: Ensino tecnológico. Desempenho educacional. Aprendizagem de biologia.

  

GAMIFICAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO: UMA PROPOSTA POSSÍVEL

Gilmara de Souza de Brito, Aislan Vieira de Melo

Palavras-chave: Descolonialidade. Decolonialidade. Relações Étnico-Raciais. Cultura Afro-Brasileira.

  

EDUCAÇÃO HUMANISTA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA AFETIVIDADE NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Danillo Lima Calixto da Cruz, Jaqueline Alonso Braga de Oliveira

Palavras-chave: Educação. Afetividade. Escola. Professor.

  

INTEGRANDO LÍNGUA INGLESA E EDUCAÇÃO FÍSICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Joanne Romão de Oliveira, Beatriz Aparecida Alencar, Leticia Barbosa da Silva Cavalcante

Palavras-chave:Interdisciplinaridade. Educação profissional. Currículo integrado.

 

 

Palestras (apresentações disponíveis)

 

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: PRODUTOS EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO: CENÁRIO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

Ministrante: Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira (IFRJ).

 

O SUCESSO DOS INSTITUTOS FEDERAIS COMO POLÍTICA PÚBLICA.

Ministrante: Prof. Dr. Anderson Martins Corrêa (IFMS).

 

BEM-ESTAR E FELICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO.

Ministrantes: Prof. Ms. Aislan Vieira de Melo (IFMS); Profa. Dra. Graziella Reis de Sant'Ana.