Engenharia

• Evento: Cidades Inteligentes para um mundo melhor
  • Palestrante: Leonardo Barreto Campos
  • Campus Responsável: Ponta Porã

• Evento: Introdução ao Arduino (Manhã)
  • Palestrante: João Cesar Okumoto

• Evento: Projetos de Tecnologia Apropriados do Canteiro Experimental UFMS
  • Palestrante: Andrea Naguissa Yuba (UFMS)
  • Campus Responsável: Jardim

• Evento: Introdução à simulação de sólidos elásticos
  • Palestrante: Marcio Artacho Peres

• Evento: Jogo Pac-Man e Inteligência Artificial
  • Palestrante: Renato Santos
  • Palestra com a mediação de Wânia Costa da Silva

• Evento: Oficina de Desenvolvimento Mobile Híbrido - Criação de web apps com IONIC
  • Palestrante: Romário Klisman Arruda de Souza

• Evento: Estudo da Diatomita do RN em Substituição Parcial ao Cimento no Concreto
  • Palestrante: Profª. Ariadne de Souza Silva - Doutora e pós-doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM/UFRN)
  • Palestra: Estudo da Diatomita do RN em Substituição Parcial ao Cimento no Concreto Profª. Ariadne de Souza Silva - Doutora e pós-doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM/UFRN) Mediador: Profa. Mariana Chianca - IFMS

• Evento: A importância da economia circular no desenvolvimento de novos materiais
  • Palestrante: Profª. Dra. Sheyla Karolina Justino Marques (IFAL - Instituto Federal de Alagoas) - Doutora e pós-doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM/UFRN)
  • Palestra: A importância da economia circular no desenvolvimento de novos materiais Profª. Dra. Sheyla Karolina Justino Marques (IFAL - Instituto Federal de Alagoas) - Doutora e pós-doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM/UFRN) Mediador: Profa. Larissa Bezerra da Silva - IFMS

• Evento: (CANCELADA) Injeção de combustíveis auxiliares em alto-forno siderúrgico
  • Palestrante: Profa. Dra. Elis Regina Lima Siqueira - Doutora em Nanociêcias e Nanobiotecnologia (PPGNANO/UnB)
  • Palestra: Injeção de combustíveis auxiliares em alto-forno siderúrgico Profa. Dra. Elis Regina Lima Siqueira - Doutora em Nanociêcias e Nanobiotecnologia (PPGNANO/UnB) Mediador: Profa. Elizeth Oliveira Alves - IFMS

• Evento: Células Combustíveis Microbianas
  • Palestrante: Gabriel Santiago de Arruda
  • Campus Responsável: Três Lagoas
  • As células combustíveis microbianas são dispositivos que geram eletricidade a partir da oxidação de matéria orgânica, devido aos processos metabólicos de microrganismos específicos. Essa matéria orgânica pode ser proveniente de um esgoto ou até mesmo de um aterro sanitário (chorume), o que torna a tecnologia atrativa visto a possibilidade de tratamento de resíduos e a geração de eletricidade ao mesmo tempo! Um problema que a tecnologia enfrenta é o alto custo de seus componentes e esse é um dos motivos dela ainda se encontrar em escala de bancada (laboratórios). Nesta apresentação será descrito o funcionamento da tecnologia e os materiais alternativos que podem possibilitar sua implementação prática, e, possivelmente, em larga escala no futuro.

• Evento: Cultura Maker
  • Palestrante: Rhasla Ramos Abrão Wanderley

• Evento: (Cancelada) Tubulações Industriais
  • Palestrante: Eng. e Dr. Felipe Stephany de Souza Virgolino - Doutorado em Engenharia mecânica (PPGEM/UFPE)