O Hackathon IFMS 2021 é uma maratona de trabalho em equipe com o objetivo de criar soluções inovadoras para o planeta, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em virtude da pandemia de Covid-19, o evento será realizado de forma online.


As soluções que as equipes desenvolverem devem endereçar problemas que estejam vinculados a pelos menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação). A proposta final deve indicar a qual ODS ela se refere. Você pode conferir em detalhes do que se tratam todos esses objetivos no site da ONU.


O Hackathon IFMS 2021 está marcado para os dias 1º, 2 e 3 de outubro de 2021, no final de semana que antecede a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).


Não há taxas para a participação no evento.


As inscrições devem ser feitas entre os dias 13 e 24 de setembro, por meio de formulário online. Toda inscrição deverá ter uma equipe completa, com cinco integrantes e o(a) tutor(a).


Como dito anteriormente, cada equipe deverá ser composta por cinco integrantes mais um(a) tutor(a). Todos os participantes devem fazer parte de uma equipe. Poderão integrar as equipes todos os alunos do IFMS, de qualquer campus, matriculados em qualquer curso da instituição, inclusive os de Qualificação Profissional e Pós-Graduação. As equipes poderão ser formadas por alunos de diferentes cursos e níveis, como também de diferentes campi. No caso de você não possuir uma equipe completa, poderá entrar no canal do Discord do evento e formar uma equipe com outros alunos por lá.


Poderão ser tutores pessoas que não estejam inscritas como participantes, desde que vinculadas a alguma instituição ou empresa. A equipe deve informar o(a) tutor(a), a empresa ou instituição a qual ele(a) está vinculado(a) e uma mini biografia, link para Currículo Lattes ou link para perfil do LinkedIN.


Sim. O limite máximo é de 30 equipes no evento.


Sim. Existe a previsão de uma palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da qual todos os inscritos deverão participar, sob pena de terem sua inscrição excluída. Essa palestra será ministrada no Youtube e o link para ela será fornecido no canal do Discord do evento. Além disso, é muito importante que os participantes também tenham consultado o site da ONU e conferido quais são as ODS e seus respectivos sub-objetivos.


Sim. Haverão vídeos instrucionais que indicarão como o processo de escolha de um problema, desenvolvimento de uma solução e análise de viabilidade deverão ser realizados durante o evento.


Você precisará de um computador/notebook, uma conexão à Internet confiável e acesso a algumas ferramentas que serão usadas durante o evento.


Sim. Todos os estudantes da equipe vencedora serão premiados com prêmios no valor de R$ 640,00, a serem decididos pela equipe organizadora.


Sim. Tanto para os participantes, quanto para os tutores.


Os participantes irão interagir por meio do Discord. Além disso, a apresentação do pitch da solução será feita através de upload de um vídeo no YouTube.


« VOLTAR