Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - Semict

O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict), evento que faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), é um espaço para que estudantes de graduação do IFMS apresentem as pesquisas que desenvolvem.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) com apoio dos dez campi, o Semict visa avaliar e acompanhar os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica destinados aos estudantes de nível superior, apoiados pelo Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo IFMS. O evento também visa valorizar as atividades de pesquisa, desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa, divulgar, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos orientadores e estudantes, além de promover o intercâmbio de conhecimento.

Neste ano, o Semict será realizado de forma virtual, entre os dias 4 e 8 de outubro. Os trabalhos serão apresentados e avaliados por meio de vídeos gravados pelos acadêmicos, além dos resumos submetidos.

Estão previstas as seguintes atividades durante o Semict 2021:

  • Exposição de Trabalhos Científicos
  • Sala Virtual Semict
  • Mesas-Redondas
  • Palestras
  • Espaços Temáticos
  • Encontro dos Grupos de Pesquisas do IFMS

Todas as regras de participação no evento estão disponíveis no edital do Semict 2021, publicado na Central de Seleção do IFMS.


  • estudantes de graduação do IFMS que sejam bolsistas e voluntários nos projetos de pesquisa selecionados por meio do Edital nº 019/2020 e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS (participação obrigatória no Semict 2021).

Para participar do Semict 2021, o estudante de graduação deve submeter o Resumo Expandido e um vídeo com a apresentação do projeto de pesquisa.

Até o dia 19 de setembro, todos os inscritos deverão enviar o Resumo Expandido e o link do vídeo pelo formulário online.

IMPORTANTE: os projetos de pesquisa que tenham mais de um Plano de Trabalho devem apresentar Resumos Expandidos e vídeos distintos para cada Plano de Trabalho.


Os estudantes devem gravar um vídeo sobre o trabalho com duração máxima de 10 minutos e fazer o upload no Youtube. 

Para a gravação do vídeo, devem ser seguidas algumas recomendações:

  • o vídeo deve apresentar boa qualidade visual, com áudio e imagem claros;
  • faça um roteiro simples, com os principais tópicos do projeto: Por que foi feito? Quais os resultados obtidos? Qual é a sua importância? Procure organizá-los em ordem lógica, evitando repetições, verificando quais os pontos que são mais interessantes para abordá-los com mais ênfase;
  • realize uma apresentação prévia para seus familiares e amigos ou treine a sua fala frente à câmera (ou até mesmo do espelho) mais de uma vez;
  • explique os termos técnicos do trabalho, afinal de contas o espectador precisa entender o que está dizendo;
  • tente falar com naturalidade, tomando cuidado com a dicção e com o volume e velocidade da fala;
  • use roupas apropriadas para a apresentação, como uma camiseta lisa ou o uniforme do IFMS, sem muitos acessórios, já que nada deve chamar mais a atenção do que a informação que está passando;
  • se julgar pertinente, é possível utilizar materiais da sua pesquisa, como protótipos, banners, slides, além de gráficos, tabelas, figuras e fotografias, entre outros;
  • grave em um local com iluminação adequada; dê preferência para a luz do dia, caso não possua iluminação artificial direta; se o fundo estiver muito escuro, a luz de uma luminária, por exemplo, pode ajudar;
  • se for utilizar o celular, use a câmera traseira, pois geralmente possui qualidade superior à câmera de selfie; você também pode ajustar nas configurações do celular a melhor opção de qualidade de gravação de vídeos;
  • lembre-se de apoiar o aparelho em um tripé ou outro local firme adequado;
  • grave no formato horizontal;
  • para a pós-produção, você pode buscar ajuda de ferramentas de edição de vídeo gratuitas disponibilizadas na internet;
  • se usar trilha sonora, certifique-se de que ela não se sobreponha a sua voz e às explicações;
  • inspire-se em vídeos apresentados na Febrace 2021;
  • teste o link do vídeo antes de disponibilizá-lo na planilha;
  • respeitar o tempo máximo de 10 minutos, que se ultrapassado implicará perda de nota na avaliação.

O vídeo deve ser publicado no Youtube com a seguinte descrição: TAG do vídeo de cada estudante (disponível na planilha) - Título do Trabalho - Nome do Estudante – SEMICT 2021.

Em caso de dúvida, o tutorial do Youtube explica o passo a passo para a submissão de vídeos na plataforma.


A formatação a ser utilizada na elaboração do Resumo Expandido é apresentada no modelo disponibilizado na Central de Seleção do IFMS.

Seguem abaixo algumas orientações:

  • o Resumo Expandido deve ter de 3 a 7 páginas - incluindo gráficos, figuras e tabelas, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e ser formado por: título, autores, campus, resumo, palavras-chave; introdução; metodologia; resultados e discussão; considerações finais; agradecimentos (opcional); referências;
  • nas referências, utilizar o padrão da ABNT e optar como recurso tipográfico a fonte estilo negrito;
  • os trabalhos deverão ser desenvolvidos no Microsoft Word ou BrOffice Writer, e submetidos em formato pdf.

A avaliação será feita com base no vídeo disponibilizado, bem como nas informações contidas no Resumo Expandido.

Podem participar como avaliadores do Semict 2021 servidores do IFMS (avaliadores internos) e avaliadores externos, que fazem parte do Banco de Avaliadores Externos do IFMS, convidados com base na produção científica e experiência profissional.


  • 13/08/2021 - Disponibilização dos modelos de Resumo Expandido na Central de Seleção do IFMS
  • até 19/09/2021 - Prazo final para envio da versão final do Resumo Expandido e do vídeo de apresentação do projeto de pesquisa
  • 04/10/2021 - Cerimônia de abertura do Semict 2021 (virtual)
  • 04 a 08/10/2021 - Avaliação dos projetos de pesquisa (virtual)

Diretoria de Pesquisa do IFMS

E-mail: dirpe@ifms.edu.br


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