Engenharia

05 de Outubro - Terça

• Evento: Competições Acadêmicas do Congresso Brasileiro do Concreto com Quem Sabe - Equipe Concreto UFMS
  • Palestrante: Victor Medeiros (IFMS) Yan Ascoli (Convidado) e Hemilly Nakamura (convidada)
  • "Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON, o Congresso Brasileiro do Concreto firmou-se como o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Além da divulgação de novidades tecnológicas e da pesquisa científica, o evento promove sempre concursos para estimular os futuros profissionais a aumentar sua paixão pela construção civil. Nessa Mesa Redonda vamos ter presente dois membros da Equipe Concreto da UFMS (Yan Ascoli e a Hemilly Nakamura). Que irão compartilhar a sua experiência nesse evento nacional e nos apresentar os principais Concursos do evento. Venha conversar com a gente!"

• Evento: Noções sobre Processamento Digital de Imagens em Python
  • Palestrante: Maximilian J. de Melo

• Evento: Palestra Projeto Solar's Car - Carrinho de Rolimã movido com energia solar armazenada
  • Palestrante: Profª Ellen Conrado e equipe - SESI Corumbá
  • Um projeto de ensino na Escola SESI Corumbá e que virou matéria do Canal Futura, o "Solar's Car" é uma iniciativa de sucesso desenvolvida por estudantes do ensino médio, que com a colaboração e orientação de seus professores, construíram um carrinho 100% elétrico, recarregado com energia solar, reduzindo assim drasticamente as emissões de carbono para a atmosfera bem como outros poluentes.

• Evento: Sistemas Térmicos para geração de energia
  • Palestrante: Paulo Cesar de Oliveira

• Evento: Visita guiada ao Acelerador de Partículas CERN
  • Palestrante: Ana Cecília Soja
  • Nesta oficina, conheceremos um pouco sobre mais sobre o fantástico mundos das partículas subatômicas através de uma visita guiada em tempo real ao experimento CMS, que faz parte do complexo do acelerador de partículas do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares).

• Evento: Impressão 3D: Tudo o que você queria saber mas sempre tem vergonha de perguntar!
  • Palestrante: Matheus Piazzalunga Neivock

• Evento: Aplicação de Silica Mesoporosa Ordenada da Remoção de HPAs em meio aquoso
  • Palestrante: Edvanio Chagas
  • Minicurso com a mediação de Állisson Popolin

• Evento: A utilização de materiais alternativos na Construção Civil
  • Palestrante: Munique Silva de Lima e Ana Flávia Câmara Bezerra
  • Uma palestra sobre a utilização de materiais alternativo na construção civil, com demonstrações de casos utilizando materiais sustentáveis

• Evento: Arquitetura e Urbanismo: Desafios do Exercício Profissional
  • Palestrante: Rubens Fernando de Camillo
  • Campus Responsável: Jardim
  • O que é ser um profissional arquiteto e urbanista? Porque escolhemos a carreira? De que formas podemos atuar profissionalmente? Estes e outros assuntos serão abordados pelo arquiteto e urbanista Rubens de Camillo, formado em 1985 pelo Mackenzie (SP). Rubens foi professor de projeto no curso de arquitetura da UFMS, integrante do Conselho de Desenvolvimento e Urbanização de Campo Grande e atualmente é o Conselheiro Federal por Mato Grosso do Sul junto ao CAU Brasil.

• Evento: Introdução ao Simulador sBotics (OBR)
  • Palestrante: Angelino Caon. Ederson Roberto da Costa. Hugo Eduardo Pimentel Motta Siscar. Laisla Rocha Garcia Giovanna Britto. Bruna Noronha de Oliveira Eduardo de Souza Silva.

• Evento: As Dificuldades de Comunicação entre Engenheiros no Ambiente Corporativo.
  • Palestrante: Evandro Resende Moreira (Safran Landing Systems - Toronto, Canadá)