Campus Ponta Porã

Ponta Porã

(*) para a obtenção do certificado de participação é necessário estar inscrito e seguir as instruções fornecidas durante cada evento.

08 de Outubro - Sexta

09h-10h

• Evento: Iniciação científica na Educação Básica por meio do Clube de Ciências.
  • Palestrante: Ademir de Souza Pereira
  • Sala: Pesquisa
  • A palestra terá como objetivo apresentar vivências e experiências oportunizadas pela realização de atividades de investigação na educação básica; por meio de projetos de extensão e da criação de um Clube de Ciências. Além disso, será apontado a importância do desenvolvimento de atividades de iniciação científica na educação básica, como forma de incentivar os estudantes desenvolverem o pensamento científico nas diversas áreas do conhecimento.

09h-10h30

• Evento: Introdução à Robótica
  • Palestrantes:
    • Mayco Douglas Lacerda Rodrigues
    • Letrícia Pereira Soares Avalhais
  • Sala: Engenharia

09h-10h30

• Evento: Sistemas computacionais modernos: Uma perspectiva a partir da Computação Social.
  • Palestrante: Carlos Henrique Gomes Ferreira
  • Sala: Ciências Exatas e da Terra
  • O advento das tecnologias e as suas aplicações, principalmente as redes sociais, tem nos tornados cada vez mais conectados e imersos digitalmente. Consequentemente, novos desafios (res)surgem e precisam ser (re)discutidos. Abordaremos nessa live, sob a perspectiva da computação social, como o contexto tecnológico em que estamos inseridos pode afetar as nossas vidas, muitas vezes de uma maneira que jamais imaginamos. Especificamente, veremos através de estudos de caso como a nossa privacidade e maneira de pensar podem ser facilmente violadas, como o comportamento dos usuários em diferentes redes sociais e aplicações na Web varia de acordo com as características e particularidades de cada uma, e como os nossos dados influenciam e podem ser usados para uma sociedade mais desigual, polarizada, hostil, consumista e depressiva.

14h-15h

• Evento: Ciência, Sociedade e Desenvolvimento Regional: Uma discussão sobre a região de fronteira Brasil Paraguai
  • Palestrantes:
    • João Caetano
    • Caio Augusto Cesar de Souza Moraes
  • Sala: Ciências Sociais e Aplicadas
  • Uma discussão sobre os princípios do desenvolvimento local sob a ótica da economia, enriquecida com as vivências de dois líderes sociais de Ponta Porã, a partir da apresentação de casos reais do município, estratégias de desenvolvimento, parcerias e os desafios dentro deste processo.

• Evento: Desmistificando a carreira de Ciência dos Dados
  • Palestrante: Danilo Costa Marim Segura
  • Sala: Ciências Exatas e da Terra
  • Cientista de dados (ou data scientist) é o profissional capacitado para reunir, interpretar e comunicar toda informação relevante contida em toneladas de dados que diariamente as empresas armazenam sobre o comportamento das pessoas, sejam elas seus clientes, prospects, funcionários etc.

• Evento: Plantas medicinais como adjuvante durante e pós covid
  • Palestrante: Kallyne Bezerra
  • Sala: Ciências da Saúde
VAGAS ESGOTADAS

15h-16h

• Evento: Trajetória como docente surdo no IFMS
  • Palestrante: Carlos Magno Leonel Terrazas
  • Sala: Linguística, Letras e Artes
  • Esta apresentação será um relato de experiências do professor como docente do instituto federal. Terá como foco seus percalços, desafios, vivências e alegrias enquanto docente.

16h-17h30

• Evento: Como reduzir o viés dos dados
  • Palestrante: Mariane Barros Neiva
  • Sala: Ciências Exatas e da Terra
  • Os algoritmos de machine learning extraem padrões dos dados. Portanto, quando os dados são obtidos a partir de padrões sociais, muitas vezes a cultura é carregada e a inteligência artificial repete padrões ruins que estão historicamente enraiados na sociedade. Mas devemos lutar para acabar com certos preconceitos de desigualdades, tanto no dia a dia quando na tecnologia.