Campus Ponta Porã

• Evento: Cidades Inteligentes para um mundo melhor
  • Palestrante: Leonardo Barreto Campos
  • Campus Responsável: Ponta Porã

• Evento: Pirâmide dos hábitos saudáveis e sua influência na longevidade
  • Sala: Ciências da Saúde
  • É inegável a importância de um estilo de vida sadio para a formação de todo ser humano. Entretanto, é fundamental ter conhecimento das etapas que compõem a construção desses hábitos. Com o objetivo de entender e aplicar essa prática, será apresentada a pirâmide dos bons hábitos. De forma simples e eficaz, você aprenderá em 7 etapas, como executar a missão que mudará sua vida: ser saudável.

• Evento: 1 - Rede de saberes em fitoterapia: um caminho para o resgate das plantas medicinais 2 - Do conhecimento tradicional ao científico: o estudo das plantas medicinais
  • Sala: Ciências da Saúde
  • 1- Rede de saberes em fitoterapia: um caminho para o resgate das plantas medicinais” trata-se de um programa de extensão em desenvolvimento na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. As atividades desenvolvidas propõem práticas de resgate dos saberes populares e tradicionais, os quais encontram-se ameaçados pela ação inexorável da modernidade. 2 - Do conhecimento tradicional ao científico: o estudo das plantas medicinais: o conhecimento popular é o ponto de partida para estudos mais aprofundados. Partimos destes conhecimentos e verificamos se eles são comprovados. É importante que as plantas medicinais sejam utilizadas após as comprovações científicas para garantir a segurança do uso.

• Evento: Aspectos Linguísticos e Culturais dos Tukano
  • Palestrante: Bráulio Brandão de Oliveira Lopes
  • Sala: Linguística, Letras e Artes
  • Como a cultura do povo Tukano influencia as estruturas da língua Tukano e como a língua Tukano afeta a cosmovisão da cultura Tukano.

• Evento: Inovação e Patentes: Uma discussão sobre o cenário de diferentes Institutos Federais brasileiros
  • Sala: Pesquisa
  • Reunindo professores de três diferentes Institutos Federais de regiões distintas, Roraima, Mato Grosso do Sul e São Paulo, esta atividade tem como objetivo abordar o tema inovações e patentes, tratando das diferentes realidades existentes no Brasil e as experiências na geração de inovação.

• Evento: Liderança e desenvolvimento pessoal
  • Palestrante: Alex Pereira do Carmo
  • Sala: Ciências Sociais e Aplicadas
  • Um encontro para a discussão sobre o desenvolvimento pessoal e liderança, com a realização de um exercício prático sobre o tema.

• Evento: O Controle a partir das tecnologias
  • Palestrante: Professor Dr. Gilmar José De Toni (UNILA)
  • Sala: Ciências Humanas

• Evento: Mudanças climáticas e comportamento fisiológico das plantas
  • Palestrante: Vânia Tomazelli de Lima
  • Sala: Ciências Biológicas
  • A palestra abordará as principais causas das mudanças climáticas e as implicações dessas mudanças nas plantas, com ênfase nos efeitos do CO2, da temperatura e do estresse hídrico sobre as respostas fisiológicas de plantas nativas e cultivadas.

• Evento: Pesquisa & Desenvolvimento: suas interrelações sob a óptica da indústria
  • Palestrante: Deivid Kelly Barbosa
  • Sala: Pesquisa
  • A palestra abordará o tema da Pesquisa e Desenvolvimento apresentando conceitos, exemplos, aplicações, desafios e perspectivas do setor industrial de produção de alimentos. Serão apresentados ainda, os pontos mais relevantes sobre a contribuição da Ciência na produtividade, além dos benefícios de parcerias público-privadas.

• Evento: A Carreira Científica nas Ciências Sociais Aplicadas
  • Palestrante: Paulo Jorge Reis Mourão
  • Sala: Ciências Sociais e Aplicadas
  • Um bate-papo sobre as alternativas de carreira científica dentro das ciências sociais aplicadas, as dificuldades e perspectivas.

• Evento: Subsídios da Linguística de Corpus e algumas aplicações em sala de aula voltadas para o ensino de língua estrangeira
  • Palestrante: Marcos Pereira Feitosa
  • Sala: Linguística, Letras e Artes