Campus Corumbá

06 de Outubro - Quarta

• Evento: Análise de Redes Complexas com Pajek
  • Palestrante: Rogers Barros de Paula
  • "Redes complexas consistem em uma área multidisciplinar para análise de dados e auxílio no reconhecimento padrões. O software Pajek é um dos mais populares para geração e análise de redes complexas. Este minicurso tem como objetivo apresentar os conceitos gerais de redes complexas e como manipular o software Pajek. (Faço uma descrição melhor para antes do evento.) A oficina será ministrada pelo Prof Dr. Rogers do Departamento de Matemática da UFMS Campo Grande"

• Evento: Blockchain e Criptomoedas - O que são e como funcionam
  • Palestrante: Prof. Lucas Alves dos Santos
  • "Na primeira etapa da oficina o assunto será tratado mais no campo da economia e das ciências sociais aplicadas, onde será buscado definir o que é uma blockchain e o que são as criptomoedas, além das perspectivas para seu futuro, para isso, será discutida a origem das moedas convencionais, bem como sua evolução até a atualidade. Na segunda etapa serão abordadas, de forma conceitual, as questões técnicas que possibilitam e asseguram o funcionamento de tais tecnologias, não sendo necessário conhecimento de programação para compreender tais conceitos." Esta oficina acontecerá nos dias 06 e 07 das 13h às 15h. Totalizando 240 minutos.

• Evento: O que Marie Curie diria ao seu cabeleireiro?
  • Palestrante: Ana Cecília Soja
  • Nesta oficina vamos investigar a Ciência por trás de nossos cabelos. Por que alguns cabelos são lisos e outros cacheados? Por que a "chapinha" alisa? Quais os princípios físicos por trás do frizz e como usá-los a nosso favor? Essas e outras perguntas serão discutidas de forma divertida. Você nunca mais olhará suas madeixas da mesma forma!

• Evento: Estudo da Diatomita do RN em Substituição Parcial ao Cimento no Concreto
  • Palestrante: Profª. Ariadne de Souza Silva - Doutora e pós-doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM/UFRN)
  • Palestra: Estudo da Diatomita do RN em Substituição Parcial ao Cimento no Concreto Profª. Ariadne de Souza Silva - Doutora e pós-doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM/UFRN) Mediador: Profa. Mariana Chianca - IFMS

• Evento: A importância da economia circular no desenvolvimento de novos materiais
  • Palestrante: Profª. Dra. Sheyla Karolina Justino Marques (IFAL - Instituto Federal de Alagoas) - Doutora e pós-doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM/UFRN)
  • Palestra: A importância da economia circular no desenvolvimento de novos materiais Profª. Dra. Sheyla Karolina Justino Marques (IFAL - Instituto Federal de Alagoas) - Doutora e pós-doutora em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM/UFRN) Mediador: Profa. Larissa Bezerra da Silva - IFMS

• Evento: Palestra Empreendedorismo para pessoas reais
  • Palestrante: Georgia Angelica Velasquez Ferraz
  • Sala: Ciências Sociais e Aplicadas
  • O objetivo do evento é tratar sobre o empreendedorismo real, do cotidiano, sem o discurso do empreendedorismo de palco.

• Evento: (CANCELADA) Injeção de combustíveis auxiliares em alto-forno siderúrgico
  • Palestrante: Profa. Dra. Elis Regina Lima Siqueira - Doutora em Nanociêcias e Nanobiotecnologia (PPGNANO/UnB)
  • Palestra: Injeção de combustíveis auxiliares em alto-forno siderúrgico Profa. Dra. Elis Regina Lima Siqueira - Doutora em Nanociêcias e Nanobiotecnologia (PPGNANO/UnB) Mediador: Profa. Elizeth Oliveira Alves - IFMS

• Evento: (Cancelada) Tubulações Industriais
  • Palestrante: Eng. e Dr. Felipe Stephany de Souza Virgolino - Doutorado em Engenharia mecânica (PPGEM/UFPE)
  • Eng. e Dr. Felipe Stephany de Souza Virgolino - Doutorado em Engenharia mecânica (PPGEM/UFPE) Mediador: Profª Elizeth Oliveira Alves – IFMS

• Evento: Dinâmica de Sistemas
  • Palestrante: Alvimar de Lucena Costa Junior
  • "Apresentar como a Dinâmica de Sistemas pode ser usada com poucos recursos computacionais e representar sistemas complexos com a possibilidade de despertar “insights” representativos em sistemas humanos e tecnológicos. Conteúdo programático: sistemas complexos, diagramas de laços causais, conceitos de estoque e fluxo, modelos de dinâmica de sistemas. Recomendação: portar notebook para experimentos. O minicurso pretende apresentar a Dinâmica de Sistemas como ferramenta de modelagem de sistemas, passando pela Estruturação de Problemas e usando diagramas de laços causais, Group Model Building. Durante o curso será apresentado um modelo em Dinâmica de Sistemas usando um software consagrado, para ilustrar como destrinchar os problemas relacionados à matéria. Este minicurso foi desenvolvido no Instituto Tecnológico de Aeronáutica em São José dos Campos, por este pesquisador."

• Evento: Materiais Inteligentes: como funciona o efeito memória de forma em ligas metálicas
  • Palestrante: Profª. Ma. Tarsila Tenório Luna da Silva - Mestra em Engenharia mecânica (PPGEM/UFPE)
  • Profª. Ma. Tarsila Tenório Luna da Silva - Mestra em Engenharia mecânica (PPGEM/UFPE) Mediador: Profª Elizeth Oliveira Alves – IFMS

• Evento: Seminário Docente - 10 anos do IFMS - Campus Corumbá