A língua humana, muito mais do que um instrumento de comunicação e acesso, é um meio de perpetuação e afirmação de uma cultura e componente indissociável da identidade de um povo. Infelizmente, devido a hegemonia de línguas dominantes como engrenagens de acesso ao mundo globalizado, tal realidade tem sido negligenciada. Com efeito, não há o devido incentivo à valorização e, não raro, nem mesmo à preservação e vitalidade de línguas autóctones. Com essa constatação, essa mesa redonda tem por objetivo discutir caminhos de valorização das línguas nativas, bem como o incentivo ao seu estudo, pesquisa e ensino, além da conscientização de sua importância mesmo entre os próprios falantes.
Prof. Dr. David Alberto Seth Langa: Professor do Departamento de Línguas, Faculdade de Letras e Ciências Sociais – Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique, da qual Faz parte do programa de doutorado e especialização. Faz parte do Projeto de Documentação de Línguas Bantu da UFMG (http://www.letras.ufmg.br/laliafro/). Foi coordenador moçambicano do Projeto de Pró-mobilidade Docente e Discente Internacional intitulado “Descrição e Documentação de Línguas Moçambicanas” (Capes/AULP), um acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Além disso, possui vários trabalhos publicados e orientações em morfofonologia de línguas bantu, com ênfase no Changana, sua língua nativa e participou de projetos de investigação das línguas moçambicanas. Foi coordenador do Departamento de Línguas Bantu da Faculdade de Letras e Ciências Sociais e trabalha na formação de professores de educação básica nas línguas nativas de Moçambique. Atualmente, é professor visitante da Faculdade de Letras da UFMG.
Prof. Dr. Ramón Giménez Larrea: Professor da Universidade Nacional de Concepción nas Faculdades de Ciências de Medicina e Ciências das Humanidades no Paraguai. Foi secretario de educação e cultura do Governo de Concepción (2016). Possui títulos de: Professor de Educação Escolar Básica, Professor de Artes Industriais, nível médio. Possui graduação em Letras: Castelhana e Guarani com ênfase em Educação Bilíngue. Foi coordenador e elaborador de materiais didáticos de segunda língua (espanhol e guarani) para o segundo ciclo da Educação Escolar Básica, resultando em seis apostilas com suas respectivas guias didáticas para o M.E.C. (Ministério de Educação e Ciências). Também foi coordenador e elaborador de materiais didáticos bilíngues para a proposta de a Educação de Jovens e Adultos, primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental da TV do M.E.C.
Prof. Dr. Quesler Fagundes Camargos: Professor Adjunto do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGML) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Educação Escolar Indígena (PPGEI/UNIR). Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA/UNIR), na linha de pesquisa Estudos da Linguagem Intercultural e membro do Laboratório de Línguas e Culturas Indígenas (LALIC/UNIR). Também coordena projetos de pesquisas, tendo como objetivo o estudo da sintaxe e da morfologia de línguas indígenas brasileiras, sobretudo a respeito das línguas Guajajára e Amondawa (Tupí-Guaraní), Wari' (Txapakura), Paiter e Cinta Larga (Mondé) e Aikanã (língua isolada).
Mediadores: Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues de Paula e Prof. Ma. Helenice Serikaku