Campus Aquidauana

Aquidauana

05 de Outubro - Terça

• Evento: Competições Acadêmicas do Congresso Brasileiro do Concreto com Quem Sabe - Equipe Concreto UFMS
  • Palestrante: Victor Medeiros (IFMS) Yan Ascoli (Convidado) e Hemilly Nakamura (convidada)
  • "Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON, o Congresso Brasileiro do Concreto firmou-se como o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Além da divulgação de novidades tecnológicas e da pesquisa científica, o evento promove sempre concursos para estimular os futuros profissionais a aumentar sua paixão pela construção civil. Nessa Mesa Redonda vamos ter presente dois membros da Equipe Concreto da UFMS (Yan Ascoli e a Hemilly Nakamura). Que irão compartilhar a sua experiência nesse evento nacional e nos apresentar os principais Concursos do evento. Venha conversar com a gente!"

• Evento: III Encontro de Iniciação Científica
  • Palestrante: Cézar da Silva Bezerra
  • Sala: Pesquisa
  • Encontro com os estudantes de iniciciação científica do campus para uma bate papo sobre as pesquisas em andamento e eventos científicos

• Evento: Esquenta para a Semana da Cultura Nerd: Oficina de RPG
  • Palestrante: Sidney Roberto de Sousa
  • No final de novembro teremos a Semana da Cultura Nerd (SCN), um braço do Dia da Cultura Nerd, evento já tradicional do campus Aquidauana. Para aquecer o coração dos nerds pantaneiros para o evento, a equipe da SCN fará uma oficina para ensinar aos novatos (ou noobs) o que é o Role Playing Game (RPG) de mesa, como são as partidas, mostrar alguns artefatos utilizados, etc. Você que ouve falar sobre RPG de mesa e fica boiando: chegou a sua vez de entender tudo!

• Evento: Redação em Perspectiva
  • Palestrante: Vinícius da Silva Zacarias (IFMS/CX) e Wilquer Quadros (IFMS/AQ)
  • Sala: Linguística, Letras e Artes
  • Neste minicurso, serão abordados os critérios de produção e avaliação dos textos do Exame Nacional do Ensino Médio. Desse modo, no intuito de promover a capacitação dos participantes do processo seletivo, trataremos, de maneira geral, a respeito das 5 competências avaliadas na produção das redações e, em uma perspectiva mais específica, aprofundaremos o estudo da coesão textual referencial e sequencial (Competência 4) e da elaboração da proposta de intervenção (Competência 5). Assim, pretende-se habilitar o estudante para estabelecer o processo de recuperação e antecipação de ideias e informações ao longo do texto, bem como para usar, de maneira adequada e diversificada, os recursos coesivos intra e interparágrafos. Além disso, como resposta à problemática apresentada pelo tema, intenta-se capacitar o estudante para elaborar uma proposta de intervenção eficaz e completa, ou seja, que contenha todos os elementos válidos (agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento), conforme diretrizes dos textos dissertativo-argumentativos do ENEM.

• Evento: Aprenda a elaborar uma Agenda Financeira com Excel Avançado
  • Palestrante: Rosemeire Soares de Sousa
  • A atividade tem como objetivo a elaboração de uma planilha eletrônica que calcule os gastos mensais, com fórmulas avançadas.

• Evento: A utilização de materiais alternativos na Construção Civil
  • Palestrante: Munique Silva de Lima e Ana Flávia Câmara Bezerra
  • Uma palestra sobre a utilização de materiais alternativo na construção civil, com demonstrações de casos utilizando materiais sustentáveis

• Evento: Levantamento Histórico das Atividades Sísmicas na Bacia Sedimentar do Pantanal e a Neotectônica Regional