(*) para a obtenção do certificado de participação é necessário estar inscrito e seguir as instruções fornecidas durante cada evento.

21 de Outubro - Quarta

08h-10h30

• Evento: Demonstrações com Geogebra
  • Palestrante: Sidney Cherman
  • Campus Responsável: Corumbá
  • Sala: Ciências Exatas e da Terra
  • Demonstrações de conceitos de geometria com a utilização do aplicativo geogebra.

08h-09h10

• Evento: Oficina MakerDay - Cultura Maker em Casa
  • Palestrante: Felix Placencia Garcia
  • Campus Responsável: Corumbá

09h-11h

• Evento: Geometria Analítica no Geogebra - Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
    • Diogo Chadud Milagres
    • Everton Melo de Oliveira
  • Campus Responsável: Aquidauana
  • Sala: Ciências Exatas e da Terra
  • Oficina destinada aos alunos do Curso de Bacharelado em Engenharia Civíl, com o objetivo de apresentar ferramentas do Software Geogebra, auxiliando-os na comprovação dos conceitos de Geometria Analítica

13h-16h

• Evento: Introdução ao Simulador sBotics
  • Palestrante: Angelino Caon, Cássio Martins Pereira Fontoura, Eduardo de Souza Silva e Luana Gama Freitas
  • Campus Responsável: Coxim
  • Sala: Ciências Exatas e da Terra
  • Neste minicurso será explorado de forma introdutória o Simulador sBotics, o qual trata-se de um ambiente de treinamentos para Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com opções para escolha de robôs, regras para programação de comandos, pistas de competição e muito mais. Observação: Se possível, mas não obrigatório, os participantes que desejam realizar o passo-a-passo dos comandos de controle do robô em tempo real de casa, poderá baixar e instalar o Simulador sBotics com antecedência. Link: https://weduc.natalnet.br/sbotics/ O procedimento para baixar e instalar o simulador poderá demorar alguns minutos ou horas.

14h-16h

• Evento: Desvendando os mistérios do Cubo Mágico
    • Eduardo Henrique Philippsen
    • Gleiciano Cosmo Santos
  • Campus Responsável: Três Lagoas

14h-16h

• Evento: Introdução a Inteligência Artificial com Tensorflow e Python e seus impactos na sociedade
  • Sala: Ciências Exatas e da Terra
  • Conceitos sobre Redes Neurais e Deep Learning. Um pouco sobre Redes Neurais Convolucionais e exemplos práticos de aplicações.

15h-16h

• Evento: Caracterização de ligas a base de tungstênio para atenuação da radiação nuclear.
  • Palestrante: Armando Cirilo de Souza (UEMS)
  • Campus Responsável: Aquidauana
  • Sala: Ciências Exatas e da Terra
  • O transporte de substâncias que são fontes de alta radioatividade em recipientes de contenção, é de total importância e estratégia da CNEN. A produção de radioisótopos e radiofármacos no Brasil é realizada pelo IPEN, uma Instituição pioneira no setor nuclear. O Brasil não possui nenhum tipo de embalado para que possa realizar o transporte desses materiais radioativos. Atualmente o Brasil mostra grande interesse no desenvolvimento de novos materiais que possam ser utilizados na fabricação de um novo embalado ou receptáculo para transportar substâncias de alta atividade nuclear. Portanto, estamos desenvolvendo novos materiais a base de tungstênio para que seja utilizado na atenuação da radiação gama e consequentemente na fabricação de um receptáculo brasileiro.

15h-16h

• Evento: Inteligência Artificial aplicada à saúde
  • Palestrante: Prof. Dr. Adelton Alves Ribeiro - IFMA
  • Campus Responsável: Nova Andradina

16h-17h30

EVENTO ABERTO

16h-18h

• Evento: Introdução à planilhas eletrônicas: aplicação em uma planilha de custos
  • Palestrante: Fagner Fernandes da Silva
  • Campus Responsável: Três Lagoas

16h-19h

• Evento: Machine Learning na prática com Python
  • Palestrante: Marcelo Kuchar Matte

18h-19h

• Evento: Oficina de Arduino
  • Palestrante: Rodrigo Sanches Devigo
  • Campus Responsável: Dourados
VAGAS ESGOTADAS

19h-23h

• Evento: Introdução à Inteligência Artificial com R
  • Palestrante: Ricardo Tavares
  • Campus Responsável: Coxim

20h-21h

• Evento: Pensamento Computacional na Educação Básica
  • Palestrante: Christian Brackmann
  • Sala: Ciências Exatas e da Terra
  • O Pensamento Computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação nas mais diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas colaborativamente através de passos claros de tal forma que uma pessoa ou uma máquina possam executá-los eficazmente.

21h-22h

• Evento: Conhecendo os bastidores do app CDT (Carteira Digital de Trânsito) / Como foi a implementação de um App em flutter para 8 milhões de usuários
  • Palestrante: Marcio Frayze David