Hackathon IFMS 2020


Hackathon do IFMS

O Hackathon IFMS 2020 é aberto a estudantes dos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Saiba mais sobre o evento:

O que é o Hackathon IFMS 2020?

O Hackathon IFMS 2020 é uma maratona de trabalho em equipe que tem como desafio criar soluções, aplicando conhecimentos relacionados à Inteligência Artificial, para tratar de problemas que serão lançados pelos campi ou sugeridos pelos grupos participantes. Em virtude da pandemia de Covid-19, o evento será realizado de forma online.

O Campus Campo Grande organizou um outro hackathon?

Sim, o Campus Campo Grande do IFMS irá realizar um outro hackathon com o tema "Soluções inteligentes para o mundo". O evento será realizado no dia 19 de outubro, em formato de imersão online, das 14 às 22 horas. Foram abertas até 50 vagas para estudantes de nível médio e superior.

Quando será realizado o Hackathon?

De 16 a 18 de outubro de 2020, no final de semana anterior à Semana de Ciência e Tecnologia IFMS. Em Campo Grande, dia 19 de Outubro.

Preciso pagar para participar do evento?

Não há taxas para a participação no evento.

Qual o período de inscrições?

Para Campo Grande, até o dia 19 de outubro. As inscrições estarão abertas entre 23 de setembro e 6 de outubro.

Como devo fazer a inscrição?

A inscrição deve feita em formulário online. Devem ser informados os nomes dos cinco estudantes e do tutor, e-mail, telefone para contato, campus e curso no qual o aluno está matriculado e o currículo simplificado do tutor.

Quem pode participar?

Estudantes matriculados nos campi do IFMS que estão organizando o evento: Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Como devem ser formadas as equipes?

Uma equipe pode ser formada por estudantes de diferentes níveis de escolaridade - por exemplo, estudantes do nível técnico integrado ao ensino médio e do nível superior podem formar uma equipe - e pode ser multicampi. No caso de você não possuir uma equipe, haverá um canal de comunicação para que os alunos formem novas equipes, que também deverão se inscrever até a data de início do evento, por meio do formulário online.

Quantos participantes são necessários para formar uma equipe?

A equipe é considerada completa quando possuir cinco estudantes e, ao menos, um tutor.

Quantas equipes podem participar do evento?

No máximo 20 equipes podem participar do Hackathon. As equipes serão selecionadas de acordo com a ordem de inscrição.

Quais são os requisitos para a indicação dos tutores?

São considerados tutores quaisquer profissionais com expertise comprovada em alguma das áreas relacionadas ao tema proposto pelo Hackathon - Empreendedorismo e Inteligência Artificial - ou à área de aplicação do projeto a ser proposto pela equipe, sendo os mesmos pertencentes ou não ao quadro de servidores do IFMS. É responsabilidade de cada equipe indicar um tutor no momento da inscrição.

Qual será o papel do tutor?

O tutor terá a função de observar a qualidade técnica ou científica do projeto, motivar os alunos, manter a coesão do grupo e acompanhar o andamento das atividades de forma que a equipe atenda os prazos determinados pela comissão organizadora. Um tutor pode ser responsável por, no máximo, duas equipes.

Preciso conhecer previamente o assunto “Inteligência Artificial”?

Não, todos os participantes do Hackathon receberão um cupom para o curso “Inteligência Artificial e Machine Learning: O Guia Completo”, que servirá como introdução técnica à Inteligência Artificial. Para isso, serão indicadas algumas aulas do curso, de forma que o estudante não tenha que fazer o curso completo antes do evento.

Será oferecido material de apoio?

Além do material do curso, durante o evento serão oferecidas palestras por instrutores selecionados pela comissão organizadora sobre temas como empreendedorismo, organização e apresentação de projetos, dentre outros.

Tenho que participar dos três dias do evento?

Sim. O evento será dividido em etapas que deverão ser realizadas em cada um dos dias.

O que precisarei para participar do evento?

Você precisará de um computador/notebook e uma conexão à internet confiável. Outras ferramentas serão disponibilizadas de forma gratuita pela comissão organizadora.

Como vou interagir com a comissão organizadora?

Os participantes irão interagir por meio de ferramentas online, como o Discord e YouTube.

A equipe vencedora será premiada?

Sim. A equipe vencedora será premiada com kits de computação embarcada de alta performance no valor aproximado de R$4.000,00, sendo R$ 800,00 por kit, um por aluno da equipe vencedora.

Haverá um foco em temas específicos?

Não. Cada equipe poderá propor um tema a ser abordado, desde que a solução aplique conhecimentos relacionados à Inteligência Artificial.

Como as equipes serão avaliadas?

Haverá uma comissão avaliadora, formada por profissionais especializados na área, que avaliarão os projetos de acordo com os critérios: originalidade, viabilidade, impacto, apresentação e aderência aos temas Inteligência Artificial e Empreendedorismo. Os membros da comissão avaliadora serão externos aos campi participantes.


« VOLTAR

Eventos vinculados à SCT 2020 IFMS

ACOMPANHE