20 de Outubro - Terça

• Evento: Estudando com o auxílio do Software Geogebra - Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
    • Diogo Chadud Milagres
    • Everton Melo de Oliveira

• Evento: Adicionando Inteligência Artificial a seus projetos, sem saber nada de Inteligência Artificial
    • Diego Nogare
    • Mediadora: Cássima Zatorre Ortegosa

• Evento: Introdução a matemática e estatística com Software R
  • Palestrante: Francisco Xavier da Silva

• Evento: Inteligência Artificial: Regressão Linear com Python
  • Palestrante: Guilherme Figueiredo Terenciani
  • Este curso tem como objetivo a capacitação de alunos na linguagem de programação Python, onde essa tem enorme popularidade e diversos entusiastas em todo o Brasil e mundo. A linguagem possui uma vasta comunidade que a emprega, e diversas outras aplicações, como a Inteligência Artificial e/ou Visão Computacional. Neste curso será abordado: a sintaxe da linguagem, comandos básicos, algumas bibliotecas utilitárias, redes neurais artificiais perceptron e exemplos de aplicação. Após a introdução da linguagem de programação python será apresentado o framework pytorch para utilização de uma aplicação prática de reconhecimento de imagens. Público alvo: estudantes do curso técnico em informática que possuam interesse em conhecer uma nova linguagem de programação e conceitos introdutórios inerentes à inteligência artificial.

• Evento: REMATH COMBAT - Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
    • Wilkler Garcia Magalhaes
    • Jeferson Arruda
    • Everton Melo de Oliveira
    • Elton Fernandes Barbosa
  • O RAMATH COMB é uma disputa em que os conhecimentos em matemática serão postos a prova. Competição tem o objetivo simular uma olimpíada em formato de gincana. Monte sua equipe e entre para o combate.

• Palestrante: Alisson Gaspar Chiquito
  • Baseado no processo de evolução biológica, combinando aspectos da genética e da seleção natural de indivíduos, os Algoritmos Genéticos não são a melhor abordagem quando precisamos encontrar a melhor solução (ótima). Mas, se o objetivo desses algoritmos não é entregar a melhor solução por que eles são utilizados? A resposta é tempo. Nem sempre temos tempo suficiente para encontrar a melhor solução, e a solução aproximada é suficiente para resolver o problema.

• Evento: Big Data in R: Microdados do Censo Escolar
  • Palestrante: Rafael Françozo
  • Os microdados do censo escolar constituem a principal fonte de informações da educação brasileira. São disponibilizados em formato de arquivo texto com grande volume de dados brutos. Esta oficina visa orientar o estudante para que possa manipular e converter os dados em informação útil por meio da linguagem de programação matemática R.

• Evento: O uso da IA em Ethical Hacking
  • Palestrante: Bruno Guilhen
  • Como se comporta um Hacker? Quais as principais ferramentas que um analista de segurança utiliza para fazer busca de senhas, falhas de sistemas e falhas em banco de dados. Como a Inteligência Artificial pode contribuir com essa estrutura.