23 de Outubro - Sexta

• Evento: Encontro Científico de Metalurgia (ENCIMET) parte 3
    • Msc. João Carlos Brancher - Tecnologia submarina: produção de petróleo fora da costa (offshore)
    • Eng. Carlos Eduardo N. Arakaki - Tratamento de água e efluentes industriais na visão da manutenção
    • Dr. Leandro Gustavo Mendes de Jesus - Redução de minérios de manganês para produção de ferroligas
  • Lista detalhada das palestras disponível em: https://sites.google.com/view/encimet2020/

• Evento: Jogos de Origem Africana e Afro-brasileira
    • Ana Luiza Bortolanza Vieira
    • Cryseverlin Dias Pinheiro Santos
    • Dayana Maria Assis Costa
    • Hebert Henrique Rojas Lopes
    • Júlio César Calvoso
    • Thierry Oliveira Candido
  • A oficina possibilita alternativas para aplicabilidade da lei 10.639/2003, de modo a incorporar elementos da cultura afro-brasileira e africana entre a comunidade escolar, bem como desenvolver o raciocínio lógico e estimular a criatividade. No decorrer da oficina será realizada uma contextualização histórica sobre a origem dos jogos, seguida da confecção e prática dos jogos; aproveitando para trabalhar com as questões ambientais.

• Evento: Olimpíadas do Conhecimento: Apresentação das Olimpíadas que o Campus Corumbá Participa
    • Afonso Henrique Silva Leite
    • Ana Cecília Soja
    • Deisy dos Santos Freitas
    • Flávia Renata Abreu de Souza
    • Luiz Felipe dos Santos Freitas
    • Marcel José Soleira Grassy
    • Mariana Manfroi Rodrigues
    • Rogers Espinosa de Oliveira
    • Roosevelt Fabiano Moraes da Silva
    • Rosalice Souza Santiago
    • Sandro Moura Santos
    • Wanderson da Silva Batista
  • Cada pesquisador responsável por alguma olimpíada, apresentará sobre a referida olimpíada no intuito de estimular a participação dos estudantes e público externo. Destacando as participações anteriores das equipes do Campus fomentando a integração entre teoria e prática.

• Evento: Utilização de recursos digitais gratuitos: CANVA e KAHOOT para produções didáticas
    • Glaucia Almeida Nunes
    • Professora Convidada: Suély Copini
  • Utilização de recursos virtuais e gratuitos para enriquecer suas interações sociais. O que iremos abordar? 1• Iniciando com o CANVA em uma trajetória de sucesso nas apresentações. 2• Testando com o KAHOOT e tornando o processo ensino/aprendizagem mais leve.

• Evento: Africanias: grãos de África nas Américas
    • Professor Convidado: Ivo Ferreira de Jesus (IFBaiano)
    • Cryseverlin Santos
    • Gisley Monteiro
  • Sala: Ciências Humanas
  • A intenção do minicurso: "Africanias: grãos de África nas Américas" é discutir como o universo simbólico-cultural e filosófico africano, trazido às Américas pelo contigente negro-africano escravizado, trasmuta-se nas africanias brasileiras, a partir do seu ingresso na Bahia.

• Evento: ENCITEC - Deep learning: An overview and recent advances
  • Palestrante: Prof. PhD Marco Alvarez (University of Rhode Island - USA)
  • While 'artificial intelligence' has been floating around for a number of decades, in recent years 'neural networks' and 'deep learning' have emerged as powerful approaches to allow computers to autonomously learn from large amounts of data. From self-driving vehicles to smart mobile applications, AI is nowadays a ubiquitous part of modern society. Recent and ongoing developments in this field have led to substantial progress across a variety of disciplines, allowing researchers and the industry to address complex challenges and develop novel approaches and applications. Deep learning networks, a special type of artificial neural networks, operate by extracting highly abstract data representations from datasets. In this talk, I will survey the latest advances and trends in deep learning ranging from basic convolutional neural networks to generative adversarial networks. Whether you are already an expert or are just starting, this talk will provide new insights into the field that is changing the world.

• Evento: ENCITEC - Flutter: O futuro do desenvolvimento mobile
  • Palestrante: Marcelo de Andrade Silva (Desenvolvedor Full Stack no LuizaLabs)
  • O objetivo é apresentar o novo SDK da Google criado para desenvolver aplicativos nativos tanto para os sistemas Android e iOS, de uma maneira rápida e muito simples.

• Evento: ENCITEC - Redes Complexas e Modelos Epidemiológicos: Conceitos e Aplicações
  • Palestrante: Prof. Dr. Rafael Verão Françozo (IFMS-CB)
  • As redes e a epidemiologia das doenças infecciosas diretamente transmitidas estão fundamentalmente relacionadas. O conhecimento da estrutura da rede permite aos modelos calcular a dinâmica da epidemia em uma população a partir do comportamento de infecções a nível individual. Por conseguinte, análise das características das redes complexas podem melhorar a compreensão e a previsão dos padrões epidêmicos e das medidas de intervenção e controle. Esta palestra tem por objetivo apresentar alguns dos vários tipos de redes idealizadas e técnicas de aproximação que têm sido utilizadas para elucidar este relacionamento assim como indicar como a teoria e a modelização epidemiológica podem proporcionar uma melhor compreensão da dinâmica de doenças infecciosas e melhorar a saúde pública através de um controle eficaz das doenças.