21 de Outubro - Quarta

• Evento: Demonstrações com Geogebra
  • Palestrante: Sidney Cherman
  • Demonstrações de conceitos de geometria com a utilização do aplicativo geogebra.

• Evento: Oficina MakerDay - Cultura Maker em Casa
  • Palestrante: Felix Placencia Garcia

EVENTO ABERTO

• Evento: A escrita como forma de estar juntos: a crítica, o verso e a prosa
    • Flávia Abreu
    • Renata Costa
    • Rosalice Santiago
  • Sala: Linguística, Letras e Artes
  • Quarta (13h ás 17h) e Sexta (13h às 17). No contexto do distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, esta oficina pretende construir formas de expressar nossos sentimentos e opiniões por meio da escrita. Para tanto, será dividida em dois momentos No primeiro período, trabalharemos com textos literários, tendo por objetivo discutir os modos de construção da subjetividade e da fruição na literatura. No segundo período, trabalharemos com textos argumentativos, tendo por objetivo discutir como defender um ponto de vista de forma coerente, seguindo um projeto de texto. Ademais, mostraremos como tais estratégias podem ser empregadas na escrita de redações de exames, como o Enem e os vestibulares do estado.

• Evento: Observatório de Egressos Metalurgia e Observatório de Profissões Metalurgia
  • Palestrante: Sidney Cherman Zolabarrieta Costa
  • Sala: Ciências Humanas
  • Link: https://meet.google.com/ybn-tuwe-byj →

• Evento: Feminismo negro: lutas históricas
    • Cryseverlin Santos
    • Gisley Monteiro
    • Raiane Mendonça
  • Sala: Ciências Humanas
  • Tomando como base a obra "Mulheres, Raça e Classe" da escritora e ativista Angela Davis esse minicurso se propõe apresentar uma retomada histórica das lutas protagonizadas pelas mulheres negras a partir do século 19. Evidenciando temas como racismo, desigualdades, sexismo e questão de gênero.

EVENTO ABERTO

• Evento: Mesa redonda FEIS (Cases de Sucesso MEI)
    • Aguapé (Virginia Ly)
    • Sy Laços (Suely Martins Nascimento)
  • Sala: Ciências Sociais e Aplicadas
  • Evento FEIS: Feira de Empreendedorismo, Inovação e Economia Solidária; Projeto original: Angélica do Nascimento e Suellen Moreira de Oliveira; ; Palestrantes: Aguapé ( Virginia Ly) Sy Laços (Suely Martins Nascimento) Mediação: Georgia Angelica Velasquez Ferraz Mesa redonda sobre a experiência de abrir uma empresa em Corumbá/MS. Suely Martins Nascimento Formação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira - RJ. Atuação em educação na cidade de Corumbá. Paixão por laços e inauguração da loja. Virginia Ly Formação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Bolsista Ciências sem Fronteiras por um ano na Universidade Hoschule Neubrandenburg (Alemanha) em Engenharia Química. Praticante e com experiência voluntária em permacultura. Fundou o espaço Aguapé em Corumbá/MS. Georgia Angelica Velasquez Ferraz Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. EMPRETEC pelo SEBRAE.

• Evento: FEIS: O Papel do Empreendedorismo Social no Desenvolvimento Sustentável
  • Palestrante: Celso Grecco
  • Sala: Ciências Sociais e Aplicadas
  • São Paulo – Lisboa Celso Grecco Ashoka Fellow e Senior Synergos Fellow. Criador da primeira Bolsa de Valores Sociais do mundo em 2003 para a BM&FBOVESPA, reconhecida como inédita no mundo, adotada como Estudo de Caso e recomendada para as demais Bolsas de Valores do mundo pela ONU. Em 2009 atuou também em Portugal, onde o conceito da Bolsa de Valores Sociais foi replicado para a Euronext Lisbon (Bolsa de Valores de Portugal) como projeto piloto para a rede Euronext - Bolsas de Valores de Nova York, Paris, Amsterdam e Bruxelas. Em 2008 recebeu o prêmio Vision Awards em Berlim entregue pelo Prêmio Nobel da Paz, Professor Muhammad Yunus, e em dezembro do mesmo ano foi homenageado na sede da ONU em Nova York. Citado no livro The Power of Unreasonable People, teve também o perfil retratado nas revistas Newsweek (Estados Unidos) e Der Spiegel (Alemanha). Entre 2007 e 2010 atuou como consultor de branding para o Charity Bank, primeiro banco sem fins lucrativos do mundo, com sede na Inglaterra, tendo criado o posicionamento de marca que o Banco segue até hoje. Em 2015 esteve em Pequim, China, homenageado como um dos 5 finalistas do Prêmio Olga Alexeeva, outorgado pela Alliance Magazine da Inglaterra. O prêmio reconhece pessoas com contribuições relevantes ao setor social de países em desenvolvimento. É autor do livro A Decisão De Que O Mundo Precisa, lançado em julho de 2019 pela Editora Gente.