21 de Outubro - Quarta

• Evento: Como fazer e aprovar projetos em Londres/UK e Aquidauana/MS de acordo com o Código de Obras
  • Palestrante: Arquiteta Patrícia Winkworth (registrada no RIBA/UK e ARB-Architect Registration Board)
  • Mesa redonda com debate, entre a mediadora e a convidada, sobre os precidimentos de aprovação de projetos em Londres/UK e Aquidauana/MS de acordo com o Código de Obras das Prefeituras

• Evento: Geometria Analítica no Geogebra - Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
    • Diogo Chadud Milagres
    • Everton Melo de Oliveira
  • Oficina destinada aos alunos do Curso de Bacharelado em Engenharia Civíl, com o objetivo de apresentar ferramentas do Software Geogebra, auxiliando-os na comprovação dos conceitos de Geometria Analítica

• Evento: II Encontro de Iniciação Científica
  • Palestrante: Cézar da Silva Bezerra
  • Sala: Pesquisa
  • Encontro com os estudantes de iniciciação científica do campus para uma bate papo sobre as pesquisas em andamento e eventos científicos

• Evento: As atribuições do Engenheiro e do Arquiteto nas obras públicas: do planejamento à execução.
  • Palestrante: Drª Marta Freire de Barros Refundini - PF/MS
  • Mesa redonda com debate, entre a mediadora e a convidada, sobre as atribuições do Engenheiro e do Arquiteto nas obras públicas, desde a fase de planejamento até a execução.

• Evento: Introdução a Diabetes - Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
  • Palestrante: Pablo Teixeira Salomão
  • Sala: Ciências da Saúde
  • Ofícina introdução ao processo fissiológico e patológico da diabetes melitus

• Evento: Caracterização de ligas a base de tungstênio para atenuação da radiação nuclear.
  • Palestrante: Armando Cirilo de Souza (UEMS)
  • O transporte de substâncias que são fontes de alta radioatividade em recipientes de contenção, é de total importância e estratégia da CNEN. A produção de radioisótopos e radiofármacos no Brasil é realizada pelo IPEN, uma Instituição pioneira no setor nuclear. O Brasil não possui nenhum tipo de embalado para que possa realizar o transporte desses materiais radioativos. Atualmente o Brasil mostra grande interesse no desenvolvimento de novos materiais que possam ser utilizados na fabricação de um novo embalado ou receptáculo para transportar substâncias de alta atividade nuclear. Portanto, estamos desenvolvendo novos materiais a base de tungstênio para que seja utilizado na atenuação da radiação gama e consequentemente na fabricação de um receptáculo brasileiro.

• Evento: Ensaios no Túnel de Vento TA-2
  • Palestrante: Dr Bruno Peruchi Trevisan
  • Túneis de vento são ferramentas para o entendimento e estudo da aerodinâmica experimental e que podem ser utilizados nos projetos de aviões, automóveis e estruturas de construções civis. O TA-2 é um túnel de vento subsônico de circuito fechado localizado no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e que pode atingir velocidades de até 500 km/h. Será apresentado um panorama geral dos trabalhos realizados em aerodinâmica experimental no túnel de vento TA-2.

• Evento: Competições Acadêmicas de Engenharia/Arquitetura
  • Palestrante: Equipe Concreto UFMS
  • Roda de conversa com a primeira equipe acadêmica de Engenharia Civil/Arquitetura de MS sobre competições acadêmicas. Oficina destinada aos alunos do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil e Arquitetura.