Resumo Expandido – Deve ser enviado no ato da inscrição, de acordo com os modelos disponíveis na Central de Seleção do IFMS, observadas as seguintes normas:
- Estrutura: deve ter até duas páginas estruturadas em duas colunas com os elementos Título; Autores; E-mail; Instituição de Ensino; Palavras-Chave; Introdução; Metodologia; Resultados e Análise; Considerações Finais; Agradecimentos (quando necessário), Referências e, opcionalmente, Informações em Inglês (Title in English, Abstract e Keywords)
- Idioma: português. Excepcionalmente na Fecipan (Campus Corumbá) e Fecifron (Campus Ponta Porã) poderão ser enviados resumos em Espanhol de estudantes de escolas das cidades fronteiriças
- Papel: tamanho A4 (210 x 297 mm)
- Fonte: Times New Roman
- Tamanho da Fonte: 10
- Espaçamento entre linhas: simples
- Margem: esquerda – 1cm, superior – 2cm, direita – 1cm, inferior – 1cm
- Título: fonte em estilo negrito, centralizado e em caixa alta (letras maiúsculas), tamanho 12, colocar espaço de uma linha simples para indicação dos autores
- Nome dos autores, orientador e coorientador (se houver): colocar o nome completo dos autores separados por vírgula (primeiro o dos estudantes e depois o do orientador e coorientador), fonte estilo (normal), tamanho 10, alinhamento centralizado
- Nome da instituição: logo abaixo do nome dos autores, inserir o nome completo da instituição, a cidade, o estado (UF) – fonte estilo regular, tamanho 10, alinhamento centralizado
- E-mail: colocar abaixo do nome da instituição, separados por vírgula na mesma ordem do nome dos autores, fonte estilo regular, tamanho 10, alinhamento centralizado
- Área/Subárea: de acordo com a relação do item 3.7
- Tipo de Pesquisa: Científica ou Tecnológica
- Palavras-Chave: no mínimo três e, no máximo, cinco, separadas por ponto, fonte estilo regular, tamanho 10, alinhamento justificado
- Texto da Introdução, Metodologia, Resultados e Análise, Considerações Finais e Agradecimentos: fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado; espaçamento entre parágrafos (depois: 6 pt).
- Referências: utilizar o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023)
- Formatação de Ilustrações (Figuras, Gráficos, Quadros e Tabelas): devem ser centralizadas com a legenda de identificação na parte superior das mesmas, também centralizadas, na mesma fonte do texto (Ex: Figura 1 – Imagem ação dos trabalhadores)
- Fonte da ilustração: indicar na parte inferir, mesmo sendo de autoria própria (fonte tamanho 9; espaçamento simples, alinhamento centralizado, seguido da expressão "Fonte:" ( Ex. Fonte: Próprio Autor (2021))
- Formato do arquivo para envio: “doc” ou “docx”
Vídeo – Gravado pelo(s) autor(es) do trabalho e enviado no ato da inscrição, deve explicar os principais pontos da pesquisa (por que foi feita, como foi feita, quais os resultados obtidos, qual a importância da pesquisa?).
O(s) autor(es) devem ficar atentos às seguintes instruções para a gravação do vídeo:
- boa qualidade visual, áudio e imagens claros e definidos;
- duração máxima de 10 minutos;
- submetido no youtube.com com a seguinte descrição: Título do projeto - nome da feira 2021;
Relatório do trabalho – Em formato digital e opcional, deve detalhar o trabalho desenvolvido, contendo de 3 a 20 páginas, segundo as orientações abaixo:
- Elementos pré-textuais: Capa, Folha de Rosto, Agradecimentos, Resumo, Palavras Chaves, Área/Subárea e Sumário
- Elementos textuais: Introdução, Metodologia, Resultados e Análises, ou Resultados esperados e Considerações Finais
- Elementos pós-textuais: Referências; Anexos e Apêndices (quando necessário)
- Papel: tamanho A4 (210 x 297 mm)
- Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas
- Margem: esquerda – 3 cm, superior – 3 cm, direita – 2 cm, inferior – 2 cm
- Numeração de páginas: no cabeçalho, à direita e em algarismos arábicos (começar pela Introdução, a qual deve iniciar o texto do relatório em página ímpar (página 1), após o sumário; a numeração sequencial de páginas continua até o final do relatório)
- Fonte: Times New Roman
- Tamanho: 12
Caderno de Campo – Em formato digital e opcional, também é conhecido como Diário de Bordo. Deve evidenciar todos os registros sobre o desenvolvimento do trabalho e precisa estar disponível durante as avaliações. A elaboração deve seguir as seguintes instruções:
- caderno ou pasta no qual o(s) estudante(s) registra(m) as etapas que realiza(m) no desenvolvimento do projeto
- deve ser cronologicamente organizado, detalhando-se as datas e locais dos encontros dos integrantes da equipe, passos, descobertas e indagações, investigações, entrevistas, fotos, testes, resultados e respectivas análises
- pode trazer as anotações, rascunhos, e qualquer ideia que possa ter surgido no decorrer do desenvolvimento do projeto e orientações ocorridas semanalmente
- não precisa ser feito no computador, pelo contrário, deve ser um manuscrito
- as folhas devem ser digitalizadas e salvas em .pdf para a inserção no sistema de submissão