22 de Outubro - Quinta

• Evento: A iniciação científica de nível médio: reflexões epistemológicas para a fundamentação das práticas escolares da pesquisa
  • Palestrante: Daniel da Silva Souza
  • Sala: Pesquisa
  • Tem se tornado comum nas escolas de níveis fundamental e médio a prática da iniciação científica, na qual estudantes desenvolvem pesquisas. Entretanto, se faz necessária uma revisão teórica quanto à concepção de pesquisa nestes níveis, com vistas a garantir que os trabalhos desenvolvidos por professores e estudantes sejam elaborados segundo os pressupostos teóricos para os quais se atribui o valor de pesquisa científica. Nesse sentido, o presente minicurso – dividido em dois módulos – tem como objetivo refletir sobre os fundamentos epistemológicos da pesquisa científica e a formulação de uma proposta de organização da iniciação científica na escola. Ao final do minicurso espera-se que os participantes tenham desenvolvido uma consciência crítica sobre a pesquisa científica e como se deve conceber a pesquisa nos níveis fundamental e médio, além da habilidade para o planejamento das práticas escolares da pesquisa científica.

• Evento: Olimpiadas: Desafio de programação de robôs simulados no ambiente sbotics
    • Guilherme Figueiredo Terenciani
    • Maximilian Jaderson de Melo
    • Danilo Adriano Mikucki

• Evento: Compostagem no meio rural e urbano e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável
  • Palestrante: Leandro Martins Ferreira
  • Sala: Agrárias
  • O minicurso irá abordar a definição de compostagem, como construir uma composteira e quais materiais podem ser utilizados para produção de um composto de qualidade. Vamos abordar também a instrução normativa que regulamenta os parâmetros para poder comercializar um composto orgânico. Por último, vamos abordar as possibilidades de se fazer esse processo de compostagem em sua própria casa, aproveitando os restos vegetais da sua cozinha, reduzindo assim o lixo orgânico e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.