Apresentação

Sobre

SEMPOG IFMS - Seminário de Pós-Graduação do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, é um evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, a 3ª edição será realizada entre os dias 12 e 15 de setembro de 2023. 

O SEMPOG IFMS tem o objetivo de proporcionar um espaço acadêmico que estimule a discussão, a difusão e a troca de experiências acerca das pesquisas – de diferentes linhas e matizes - desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação do IFMS, de forma a contribuir com a articulação dos trabalhos de docentes e estudantes engajados(as) no processo de interiorização da pesquisa e da Pós-Graduação no país.

Com a realização da terceira edição, o SEMPOG IFMS se consolida como um evento de interação entre os trabalhos e reflexões resultantes das pesquisas de Pós-Graduação elaboradas nos diferentes campi e territórios que compõem a área de abrangência do IFMS, bem como estimular o desenvolvimento contínuo, a valorização e a afirmação das ações locais e regionais que pavimentam os caminhos para que o IFMS se consolide como referência em pesquisas de Pós-Graduação no Brasil. Nesse sentido, espera-se conferir centralidade às ações, pesquisas e trabalhos próprios de realidades comumente vistas como periféricas e pouco conhecidas e/ou exploradas pelos canônes acadêmicos e pelas instituições dos grandes centros urbanos. 

A programação do SEMPOG IFMS 2023 prevê diferentes atividades, tais como cerimônia e palestra de abertura, organização de Mesas Temáticas, apresentação de trabalhos e resultados de pesquisa, além de debate sobre os temas e questões abordados. As apresentações dos trabalhos serão em formato on-line, pela plataforma Google Meet™.

A exemplo da edição anterior, as Mesas Temáticas serão coordenadas por servidores(as) do IFMS ou por convidados(as) de outras instituições e deverão oportunizar o diálogo e a troca de experiências entre seus integrantes.

Os trabalhos apresentados no SEMPOG IFMS 2023 serão publicados nos Anais que conta com código ISSN 2965-1611, visto que um dos objetivos do Seminário é justamente o de propiciar ao público participante uma oportunidade de publicação, no sentido de favorecer a ampliação da visibilidade das pesquisas desenvolvidas no contexto dos programas de Pós-graduação do IFMS e de suas áreas de abrangência.  

Os organizadores do evento esperam contar com ampla participação de servidores(as), discentes e representantes do público geral de pós-graduados(as) e pós-graduandos(as), pois quanto maior e mais diversificada for essa participação, mais rico tende a ser o próprio Seminário. Por conseguinte, a presença de todos(as) os(as) interessados(as) será muito bem vinda!

Cordialmente,

Equipe Organizadora do SEMPOG IFMS 2023

ilustrações freepik · ícones iconoir · texturas transparent textures