Mesas Temáticas

Mesas Temáticas

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Silvana Colombelli Parra Sanches, IFMS, Nova Andradina

Daniele Gonçalves Colman, UCDB, Campo Grande

Bruno Roberto Nantes Araújo, UFMS, campus Aquidauana


Resumo

Sulear nossos escritos acadêmicos a partir de epistemologias outras é produzir ciências, saberes e conhecimentos como forma de transgressão e resistência às relações desiguais entre culturas, linguagens e expressões artísticas que se traduzem em diferenças sociais, até porque, “A discussão entre igualdade e diferença está fortemente associada aos processos de discriminação por sexo, raça, cor, religião, convicção filosófica ou política, diferenças culturais, entre outros”. (SANTIAGO; AKKARI; MARQUES, 2013, p. 35). A colonialidade do poder, expressão do sociólogo peruano Aníbal Quijano, quer designar um dos elementos constitutivos e específicos do padrão mundial do poder neoliberal vinculado à posição racial/étnica da população do mundo que “[...] opera em cada um dos planos, meios e dimensões, materiais e subjetivos, da existência social quotidiana e da escala societal.” (QUIJANO, 2010, p. 84). Aborda-se aqui o neoliberalismo para além de um sistema econômico hegemônico, mas como projeto civilizatório que se articula com a mundialização cultural e produz a diferença colonial. Busca-se uma abordagem histórica sobre a ideia de “descolonialidade”, a qual se estrutura de diversas maneiras a partir de contextos específicos e de sentidos que lhe são imputados. “Nas sociedades onde a colonização não conseguiu a total destruição societal, as heranças intelectual e estética visual não puderam ser destruídas. Mas foi imposta a hegemonia da perspectiva eurocêntrica [...]”. (QUIJANO, 2010, p. 124). Nesta perspectiva, problematiza-se concepções teóricas que promovem a monocultura da mente, que hierarquizam culturas e identidades outras, o que incide inclusive na organização da cadeia produtiva e de consumo em escala global. Desta maneira, esta mesa interessa-se em dialogar trabalhos que se articulam em torno da perspectiva pós-colonial e anti utilitarista das culturas e saberes plurais de forma a contemplar a pluriversidade na universidade.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Fernando Messias Firmino, IFMS, Dourados

Alcimar Silva de Queiroz, UFGD, Dourados

Clara Eliana Cuevas, COLMEX, Cidade do México

Cleiton Zóia Münchow, IFMS, Dourados


Resumo

Propõe-se um diálogo crítico entre três dimensões relevantes que permeiam a sociedade dos dias atuais: crises do capitalismo, guerras culturais e políticas do desejo. Dentre as inúmeras dinâmicas sociopolíticas deste início de século, procuramos tematizar as contradições envoltas à reprodução da forma social capitalista, às manifestações ideológicas derivadas das guerras culturais, ligadas à ascensão da nova ultradireita, polarização política e uso das mídias – destacadamente a internet –, bem como as políticas do desejo que atravessam o campo social e como tecnologia de subjetivação. No âmago dessas discussões, o neoliberalismo se apresenta como um corpo social, institucional e ideológico capaz de traçar um nexo entre processos e dinâmicas da sociedade que transpõe as dimensões aqui postas em tela. Nessa direção, este Grupo de Trabalho receberá reflexões acerca de dinâmicas contraditórias do capitalismo, de ideologias atreladas à ascensão da nova direita e de questões ligadas às minorias (gênero, sexualidade, racialidade, diverso-funcionalidade e demais subjetividades não-normativas), sobretudo nas ações extremistas, com invasões a escolas e ataques aos currículos e às bibliotecas escolares, inclusive no caso de proibição de livros infantis ou o aprendizado sobre linguagem de expressão neutra. Assim, este Grupo de Trabalho, como proposição do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Tecnologias em Diversidade, Gênero e Sexualidade (DiverGenS), abre um espaço de debate para auxiliar na construção de uma práxis de enfrentamento às formas de opressão e dilapidação materiais e subjetivas em nossa sociedade.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Eduardo Garcia Valle, IFMS, Campo Grande

Tiago Duque, UFMS, Campo Grande

Carla Cristina Souza, UCDB, Campo Grande


Resumo

Mídias e Educação são temas cada vez mais recorrentes entre diferentes áreas de pesquisa. Estudos que envolvem artefatos midiáticos, especialmente os digitais, envolvem múltiplos contextos e/ou instituições: escolares, universitárias, empresariais, culturais, prisionais, artísticas, políticas, esportivas, religiosas, psiquiátricos, sexuais, entre outras. Conforme discutido há décadas, artefatos possuem currículo e pedagogia cultural, portanto, estão imersos em relações de poder que produzem diferenças e identidades. Sendo assim, interessa-nos reunir trabalhos que discutam possibilidades teórico-metodológicas de pesquisas com artefatos culturais e seus respectivos currículos e pedagogias culturais. Serão bem-vindas pesquisas em andamento ou finalizadas que tratem de diferentes artefatos midiáticos, como sites, canais de vídeos, perfis em redes sociais, séries, filmes, clipes, memes, aplicativos, grupos de interação digital, etc. Temas como gênero, sexualidade, raça, etnia, nacionalidade, religiosidade, escolaridade, geração, classe, entre outros, que estejam atrelados a artefatos midiáticos e seus currículos e pedagogias culturais terão prioridade na seleção para apresentação e discussão. Destaca-se o nosso interesse nas questões teórico-metodológicas destas pesquisas, buscamos promover um espaço qualificado de discussão sobre modos de criar e produzir pesquisas nas Ciências Humanas.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Catia Silvana da Costa, IFMS, Naviraí

Alan Rodrigo Antunes, IFMS, Três Lagoas

Robinson Luiz Franco da Rocha, IFMS, Ponta Porã

Paula Emboava Ortiz, IFMS, Três Lagoas


Resumo

A presente mesa temática espera receber trabalhos alusivos à Educação Física Escolar (EFE), componente curricular da Educação Básica brasileira que, fundamentado na Cultura Corporal de Movimento (CCM), deve ser ofertado de forma articulada e integrada à proposta didático-pedagógica da escola (Brasil, 2020; Boscatto; Darido, 2020). Nesse sentido, o saber específico da EFE compreende a CCM, e esse objeto de estudo está relacionado com o papel social ao componente atribuído (Bracht, 1999). Assim, o ensino-aprendizagem de conteúdos diversificados nas perspectivas críticas e pós-críticas (Neira, 2018), reconhecidos e valorizados em suas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, vem ganhando cada vez mais espaço no âmbito educacional, ampliando a EFE para além de esportes e saúde que predominaram historicamente (Boscatto; Darido, 2020). O ensino-aprendizagem dos conteúdos da CCM contribuem para uma formação integral discente de maneira interdisciplinar e intercultural por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o que atende, na atualidade, aos dispositivos legais e às orientações de parâmetros, diretrizes e currículos. Portanto, faz-se necessário discutir, refletir, repensar, dialogar e compartilhar experiências alusivas à EFE, uma vez que são ações fundamentais e necessárias para a (re)construção coletiva de um componente curricular que possa promover uma formação discente crítica, participativa, interativa, autônoma e solidária e que, com base e por meio da problematização de seus conteúdos em um sentido horizontal, contribua para a transformação da realidade. 

REFERÊNCIAS

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4.ª ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 21 jun. 2024.

BOSCATTO, Juliano D.; DARIDO, Suraya C. A Educação Física nos institutos federais: “o quê” e o “para quê” ensinar? Motrivivência, Florianópolis, SC, v. 32, n. 63, p. 01-17, jul./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e72210/43846 Acesso em: 21 jun. 2024.31 mai. 2023.¬

BRACHT, Valter. Educação física no 1.º grau: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, SP, supl. 2, p. 23-28, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139640 Acesso em: 21 jun. 2024.

NEIRA, Marcos G. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, DF, v. 40(3), p. 215-2023, jul.-set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/m5NJPS7PQnCCxZZtCsdjsqL/ Acesso em: 21 jun. 2024.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

André Luiz da Motta Silva, IFMS, Corumbá

Aline Christiane Oliveira Souza, IFMS, Nova Andradina

Rosane de Brito Fernández Garcia, IFMS, Campo Grande

Volmar Meia Casa, IFMS, Nova Andradina


Resumo

O projeto de educação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em sua origem, pressupõe como base conceitual o materialismo histórico, com vistas à formação humana integral. Tal concepção fundamenta-se na busca de uma educação omnilateral, politécnica, e emancipatória tendo como eixo estruturante o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia, compreendendo o ensino, a pesquisa e a extensão e alicerçada no ideal do trabalho como princípio educativo. Partindo desses pressupostos propomos a mesa temática "Educação, Trabalho e Politecnia: uma perspectiva para a formação humana integral", nas áreas de Educação e Ensino, com enfoque na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Neste sentido, a mesa busca reunir pesquisas que se debruçam sobre a compreensão da educação na perspectiva politécnica e no entendimento do trabalho em seu sentido histórico e ontológico, advindas de produções acadêmicas de pós-graduandos e pós-graduados (especialização, mestrado e doutorado acadêmico e/ou profissional) que dialogam com a perspectiva de formação humana que está na base dos Institutos Federais, em todas as suas modalidades e níveis de ensino.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Michele Soares de Lima, IFMS, Corumbá

Danilo Sandro Barbosa, IFMS, Corumbá

Gabriel Paganini Faggioni, IFMS, Corumbá


Resumo

A proposta desta mesa temática é estimular discussões e ações cooperativas entre os agentes ligados à proteção do meio ambiente. Serão aceitos resultados de pesquisa ou ainda em desenvolvimentos voltados para a sustentabilidade, a conservação e proteção dos recursos naturais, educação ambiental, diagnóstico, prevenção, fiscalização e gestão ambientais, considerando aspectos sociais, técnicos-científicos e biológicos. Por ser considerado um dos países mais ricos em megadiversidade do mundo, desde a década de 70 o Brasil experimenta um crescimento importante no movimento conservacionista, por meio de políticas nacionais de proteção ao meio ambiente, criação de unidades de conservação e fortalecimento de grupos de pesquisa públicos e privados atuantes na área. Porém, apesar dessas iniciativas, elas ainda mostram-se insuficientes para reduzir a perda de habitats e biodiversidade ocasionada pelo desmatamento, queimadas e biopirataria. Além disso, esses processos são agravados por déficits de financiamento na gestão de ecossistemas e biomas e pelo reduzido efetivo na fiscalização em um país de dimensões continentais. Neste sentido, a mesa temática pretende estimular a discussão sobre a integração de estratégias para a busca de soluções e implementação de ações prioritárias na conservação do meio ambiente.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Vinícius Bozzano Nunes, IFMS, Jardim

Lívia Letícia Zanier Gomes, IFTM, Uberaba

Leonardo Machado Palhares, IFMG, Ipatinga

Moacir Juliani, IFMS, Jardim


Resumo

Novas metodologias ou mesmo novas construções sociais de aprendizagem são temas marcantes no meio educacional. Nós, integrantes de comunidades escolares das instituições de ensino brasileiras, ao percebemos os desafios educacionais de nosso tempo, somos capazes de propor soluções criativas e eficazes, alinhadas com a legislação e com as teorias educacionais. Esta Mesa Temática recebe trabalhos já conclusos ou em andamento dedicados ao tema inovação educacional, mais especificamente a experiências inovadoras em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). As propostas a ela submetidas podem abarcar diversas áreas do conhecimento e saberes e possuírem natureza interdisciplinar, desde que tenham como escopo a inovação educacional. Nesse sentido, as propostas deverão estar relacionadas a uma ou mais das quatro invariantes educacionais: espaço, tempo, relações com o conhecimento e relações de poder. Espera-se, com esta Mesa, criar um espaço de acolhimento, reflexão, diálogo, troca de conhecimentos e saberes, estimulando a realização de propostas educacionais inovadoras no âmbito da Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

David Arenas Carmona, IFMS, Aquidauana

Janete Rosa da Fonseca, UFMS, Aquidauana

Lise Rossi Jones Lima, IFMS, Campus Aquidauana

Sandra Inês Horn Bohm, IFAP, Macapá


Resumo

É notório dizer que a escola institui seus espaços e tempos incorporando determinadas funções, as quais organizam-se a partir da dinâmica social que a cerca. Quando se fala em educação diferenciada, faz-se necessário abordar a questão dos direitos humanos em educação e consequentemente da busca por um diálogo na perspectiva da inclusão social daqueles e daquelas que por muito tempo tiveram seus direitos negados ou invisibilizados. O forte viés colonialista e patriarcal nas relações de gênero ainda se faz presente no cenário educacional, até mesmo quando se fala a palavra “gênero” esta já é vista com uma certa carga de preconceito. Na busca por aproximar os campos teóricos e científicos que envolvem as questões de gênero no ambiente escolar, visando romper com preconceitos e estigmas que a temática ainda suscita em vários debates onde é proposta e considerando que, para tornar-se inclusiva a escola precisa formar a partir de uma perspectiva em que o outro, seja visto e respeitado, a discussão sobre as questões de gênero na educação é premente. Quando partimos de um processo, de uma construção que envolve imaginários, pensamentos colonizados ao longo dos tempos, é preciso primeiro um desconstruir, ver o outro de uma forma diferente, mudar esse olhar colonial de ver o mundo (Walsh,2006). Principalmente as questões de violência de gênero, no que tange a questão das mulheres e seus direitos. A presente mesa temática está interessada em receber trabalhos, que busquem pensar em práticas escolares que promovam a articulação entre direitos humanos e educação, currículo e estudos de gênero, estudos femininos, violência de gênero, práticas de ensino e formação docente necessárias para uma educação efetivamente inclusiva nos espaços escolares da Educação Básica, superior, técnica e tecnológica.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Marcel José Soleira Grassi, IFMS, Corumbá

Frank Castilio Pinheiro de Alencar, IFMS, Corumbá

Luiz Felipe de Souza Jimenez, IFMS, Corumbá


Resumo

O uso da informática nas escolas não é novidade, mas, com a pandemia da COVID 19, no ano de 2020 muitos professores tiveram que se reinventar e incluir o uso de tecnologias em suas aulas para que a educação no país não parasse no período de isolamento e, assim, essa temática ganhou mais destaque e importância. Essa inclusão das tecnologias nas aulas está ganhando cada vez mais espaço visto que os estudantes estão chegando nas escolas com domínio de tecnologias, já são nativos digitais, e, dessa forma, as aulas tradicionais não surtem os mesmos efeitos que faziam antigamente. Sendo assim, esta mesa tem o objetivo de receber trabalhos com a temática do uso da informática na educação, sendo com relevância para o uso com aulas remotas (como foi no período de aulas suspensas), com a Educação à Distância e também para o dia a dia nas aulas presenciais.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Fernanda Camargo Aquino, IFMS, Três Lagoas

Ricardo Magalhães Bulhões, UFMS, Três Lagoas

Sheyla Cristina Araujo Matoso, UFMS, Três Lagoas

Vanessa Hagemeyer Burgo, UFMS, Três Lagoas

Wagner Corsino Enedino, UFMS, Três Lagoas


Resumo

A proposta da Mesa Temática “Interface dos estudos linguísticos e literários: pesquisas, experiências e saberes aplicados em diferentes perspectivas” é contribuir para os estudos da Linguagem em seus diferentes contextos e aplicações. Serão aceitos projetos de pesquisas nos estágios inicial, em andamento e/ou finalizados que se inter-relacionem aos estudos de análise, descrição, discurso e subjetividades da língua no campo da Linguística e à escrita contemporânea brasileira no campo da Literatura. Dessa forma, um dos objetivos da mesa é reunir trabalhos que contemplem os modelos teóricos e metodológicos nas áreas de Análise da Conversação, Pragmática, Semântica, Estudos de Polidez e Preservação da Face, Estudos da Tradução e Neologismos. Espera-se encontrar pesquisas com diversos enfoques dentre os quais contribuam para uma discussão profícua sobre a Linguagem. Pretendemos reunir, também, trabalhos que reflitam sobre a literatura contemporânea brasileira a partir de diversas abordagens a fim de experienciarmos um exercício de compreensão dessa escrita tão heterogênea. Assim, esperamos receber trabalhos sobre Estudos Comparativos; Literatura Contemporânea e Tradição, Literatura e Outras Artes; Ensino de Literatura; Metacrítica, Escrita de Autoria Feminina, entre outras maneiras de olhar para a produção literária contemporânea.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Marcela Ernesto dos Santos, IFMS, Nova Andradina

Fábio Luiz Faria da Silva, IFMS, Campo Grande


Resumo

Essa mesa tem como objetivo suscitar debates sobre a luta e resistência por uma pedagogia antirracista através de reflexões sobre a aplicação da lei 10.639/03 e 11.645/08 nas escolas. Uma vez que como destaca Munanga, 1999, para construir uma sociedade com justiça social e equidade é fundamental ter como ponto de partida uma identidade coletiva mobilizadora que possibilite romper com a ideologia dominante promovendo uma cisão do olhar do outro sobre si mesmo. Neste sentido, pretende-se aqui trazer a baila reflexões e possibilidades de intervenções antirracistas que promovam a descolonização de saberes que têm sido norteados por um currículo eurocentrado.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Clarissa Gomes Pinheiro de Sá, IFMS, Campo Grande 

Germano Coelho Ramos Rocha Da Silva, IFMS, Campo Grande 

Marilyn Aparecida Errobidart de Matos, IFMS, Campo Grande 

Oswaldo Ribeiro da Silva, UCDB, Campo Grande 


Resumo

O indígena brasileiro está em um momento de grande importância para definição de seu futuro papel na sociedade brasileira. Defende seu espaço em diversas áreas: na Educação, na Territorialidade, na Política, na Economia, no Meio Ambiente, na Ciência, Cultura e Artes e nas diversas produções humanas aplicadas , sempre com vistas a assumir papéis relevantes na busca de anular a histórica invisibilidade racial, presente no Brasil. Assim, a abrangência do tema busca representar a multiplicidade de trabalhos de indígenas e não indígenas que somem dados, produções e pesquisas científicas , inseridas nos mais diversos temas e suas interconexões sociais e econômicos.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Andréia Dias de Souza, IFMS, Campo Grande

Beatriz Aparecida Alencar, IFMS, Campo Grande

Flávio Amorim da Rocha, IFMS, Campo Grande

Jaqueline Alonso Braga de Oliveira, IFMS, Campo Grande


Resumo

A proposta desta Mesa Temática tem por objetivo reunir projetos, no âmbito da pesquisa, ensino e extensão (finalizados ou em andamento) ou ainda experiências didáticas que abordem as mais variadas interfaces dos estudos de linguagens aplicadas ao ensino tanto no IFMS quanto em outras instituições. 
Espera-se reunir trabalhos que abarquem estudos que associam atividades de pesquisa a práticas em sala de aula com o intuito de fornecer uma formação mais significativa. O objetivo da mesa, portanto, é propiciar discussões entre os professores de Letras e estudantes pesquisadores, a fim de promover práticas efetivas para o ensino de línguas, literatura e suas interfaces contribuindo assim para o fazer docente. Neste sentido, também salientamos a importância da participação de projetos vinculados a diferentes grupos de pesquisa relacionados aos estudos de linguagens no IFMS. 

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Renato Fernando dos Santos, IFMS, Coxim

Gesilane de Oliveira Maciel José, IFMS, Coxim

Hugo Eduardo Pimentel Motta Siscar, IFMS, Coxim

Angelino Caon, IFMS, Coxim


Resumo

Esta mesa tem como objetivo selecionar resumos de trabalhos que reúnam elementos estratégicos vinculados à Robótica Educacional, tanto na proposição, aplicação e/ou avaliação de atividades transversais e/ou interdisciplinares que envolvam o processo de ensino-aprendizagem, tecnologias e práticas educacionais, quanto para aplicação da robótica como metodologia de ensino. De modo mais amplo, abordagens que usem tecnologias digitais envolvendo a robótica associada à metodologias ativas, gamificação e recursos educacionais abertos.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Cíntia Grazielle De Souza Raulino, IFMS, Campo Grande

Adriana De Melo Miranda, IFMS, Campo Grande

Flávia Regina Grego, IFMS, Campo Grande


Resumo

A temática Permanência e Êxito faz parte da rotina dos Institutos Federais. Em 2015, foi publicada a Nota Informativa nº 138/SETEC/MEC/ 2015, que orientava a elaboração dos Planos Estratégicos Institucionais de Permanência e o Êxito do Estudante pela Rede Federal. Os planos elaborados desde então contemplam o diagnóstico das causas da evasão e retenção, bem como políticas e ações administrativas e pedagógicas que buscam ampliar as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes. Dentre as discussões possíveis em uma temática que abrange fatores diversos e complexos, propomos focar na motivação e no engajamento estudantil como uma estratégia para contribuir com o sucesso da comunidade acadêmica. O engajamento escolar é o grau de envolvimento, de adesão e de compromisso dos estudantes com as atividades escolares. A instituição de ensino, com seus princípios, sua cultura e estratégias de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão, impactam diretamente no engajamento escolar dos estudantes. Questões pessoais também interferem no nível de engajamento, como a percepção da importância da Educação, as motivações e metas de cada estudante, seus valores e anseios. Para que o estudante se mantenha engajado é importante que a sua motivação esteja alinhada com o seus objetivos educacionais. Além de que, esta motivação sofre influência de pessoas que fazem parte do convívio dos discentes, por meio de ações, verbalizações, políticas e práticas, impactando nas escolhas das metas dos estudantes. Desta forma, a mesa se propõe a ser um espaço profícuo de diálogo a respeito de experiências e ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica que contribuam para o engajamento e motivação dos estudantes.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Aline Ferreira Oliveira Araujo, IFMS, Aquidauana
Nélio Augusto Pereira de Souza, IFMS, Aquidauana


Resumo

O objetivo da mesa é promover um espaço de troca entre pesquisadores cujos trabalhos tenham sido/sejam desenvolvidos na região do Pantanal. Espera-se a participação de egressos e pós-graduandos do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como de toda a comunidade acadêmica externa.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Ronaldo Conceição da Silva, IFMS, Campo Grande

Alexandre Geraldo Viana Faria, IFMS, Coxim

Delmir da Costa Felipe, IFMS, Campo Grande

Tânia Mara Dias Gonçalves Brizueña, IFMS, Reitoria


Resumo

O Ensino de Ciências se configura em um campo de pesquisa que está diretamente relacionado com a formação docente e discente. Assim, é crescente a quantidade de pesquisas que visam criar oportunidades voltadas ao aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem, de forma a gerar melhores perspectivas a uma educação de qualidade. Serão aceitos trabalhos de pesquisas relacionados a atividades realizadas em aulas de Ciências (Biologia, Química e Física) e Matemática, que busquem romper com a visão tradicionalista de ensino, focada na transmissão direta de conhecimentos do professor para o aluno. Busca-se, por meio desta mesa temática, discutir e refletir sobre práticas pedagógicas interdisciplinares e/ou contextualizadas realizadas em sala de aula ou em curso de formação de professores que visem melhorias do processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica e na Educação Profissional e Tecnológica. Ainda, poderão ser submetidos trabalhos, no âmbito do Ensino de Ciências e da Educação Matemática, por meio de propostas inovadoras, que abordam: recursos didáticos e suas formas inovadoras de utilização no Ensino, Formação de professores, Tecnologias educacionais, Tópicos de educação inclusiva e de diversidade, História e filosofia das ciências, Materiais de apoio ao ensino e aprendizagem, Divulgação e alfabetização científica, Modelos didáticos voltados ao ensino, entre outros.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Márcio Teixeira Oliveira, IFMS, Três Lagoas

Guilherme Botega Torsoni, IFMS, Naviraí

Rafael Verao Francozo, IFMS, Corumbá


Resumo

Na Mesa Temática "Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação", buscamos explorar assuntos sobre a Propriedade Intelectual (PI) e o processo de inovação. A relevância da PI na condução do progresso tecnológico e econômico será discutida detalhadamente, destacando seu papel fundamental na promoção da criatividade e na proteção das inovações. Esperamos que a discussão estimule um diálogo enriquecedor e forneça aos participantes uma compreensão mais profunda da interação entre a propriedade intelectual e a inovação.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Wilbert Viana Barbosa, IFMS - Naviraí
Alana Viana Borges Da Silva Neo, IFMS - Corumbá
Heyder Vagner Ramos,IFMS - Jardim
Luciana Paula De Assis, CEFET-MG - II, Belo Horizonte


Resumo

Os desafios enfrentados nos processos de ensino e de aprendizagem são numerosos, especialmente na contemporaneidade, em que os alunos frequentemente apresentam características e personalidades que não se alinham com os métodos educacionais tradicionais. Nesse contexto, os professores têm procurado recursos que possam apoiar suas aulas, visando facilitar o processo de aprendizagem para esse novo perfil de estudantes. Analogias, modelos, jogos, gamificação educacional e simulações têm se revelado ferramentas significativas na elaboração de novas abordagens pedagógicas. Portanto, esta mesa temática está interessada em pesquisas que tenham como objetivo compreender, analisar, avaliar ou desenvolver tais recursos, aplicando-os em contextos educacionais.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Beatriz Aparecida Alencar, IFMS, Campo Grande
Edilene Maria de Oliveira, IFMS, Campo Grande
Emerson Augusto Miotto Corazza, IFMS, Campo Grande
Hanae Caroline Quintana Shiota, UCDB, Campo Grande


Resumo

A Rota de Integração Latino-Americana - RILA, ou Rota Bioceânica, refere-se a um corredor que busca ligar os oceanos Pacífico ao Atlântico, iniciando no Brasil, no estado de Mato Grosso do Sul, passando pelo Paraguai e Argentina até chegar aos portos de Antofagasta e Iquique no Chile. Considerado um projeto de grande extensão territorial, a RILA tem como um dos principais objetivos a diminuição do caminho e tempo gasto no transporte de importações e exportações para os países asiáticos, da América do Norte e da América do Sul. A Rota Bioceânica vem sendo discutida a partir dos anos 2000 e é considerada um caminho de oportunidades, não só para a exportação, como também um espaço de desenvolvimento das regiões em que passará, portanto, terá como papel fundamental a integração dos países latino-americanos, criando políticas estratégicas para as regiões e países que serão impactados em seu trajeto. Além da alternativa logística, a RILA proporcionará a geração de renda e melhoria da qualidade de vida de toda a população que a circunda. Tendo em vista as questões relativas à concretização da rota e a importância de estudos sobre a temática, esta mesa busca proporcionar um espaço de discussão para diferentes estudos em áreas diversas que trazem reflexões e pesquisas sobre a RILA e sobre pontos fundamentais para a sua consolidação. Neste sentido, esta mesa busca agregar trabalhos que estão sendo produzidos pelos pesquisadores da Unirila (Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana) e por outros estudiosos que buscam iniciar investigações em diferentes níveis de ensino (Ensino Médio, graduação e pós-graduação) sobre a Rota Bioceânica.

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Carlos Aparecido de Almeida, IFMS, Dourados

Ana Paula Dalmagro Delai, UFGD, Dourados

João Vithor de Oliveira Cardoso, UFMS, 

Dorivaldo Garcia Almeida de Oliveira Francisco Neto, UFMS, 


Resumo

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresenta quatro fatores que contribuem para a fome e a desnutrição: governança, questões econômicas e de produção, questões demográficas e sociais, clima e meio ambiente. Por outro lado, para enfrentar o problema global apresentado, as práticas de segurança alimentar possuem quatro pilares: disponibilidade, acesso, utilização e estabilidade.

Os sistemas alimentares e a agricultura estão diante de diversos desafios. A FAO alega que são necessárias grandes transformações nos sistemas agrícolas, nas economias rurais e na forma como são administrados os recursos naturais para alcançar um mundo livre de fome e desnutrição. 

Considerando a disponibilidade de alimentos, 4 em cada 10 domicílios brasileiros tem acesso integral à alimentação, o restante desses domicílios, sofrem com a insegurança alimentar em algum grau, seja leve (não sabendo se vão conseguir alimentos no futuro), moderado (alimentação não suficiente/de má qualidade) ou grave (em situação de fome).

Coordenador(es/as) da Mesa Temática

Alexandre dos Santos Lopes, IFMS, Coxim

Samuel de Jesus, UFMS


Resumo

A proposta deste Grupo de Trabalho (GT) é a de reunir pesquisas e pesquisadores interessados nos temas voltados à Teoria Política e ao Pensamento Social e Político da América Latina. Propomos dentro de uma perspectiva crítica, investigações que contemplem temas sobre teoria política, autores latino-americanos, teoria social, economia política, luta de classes, sociedade, América Latina, trabalho, reestruturação produtiva, sindicatos, movimentos sociais. 
Após o processo de retorno à democracia no Cone Sul, a introdução da política neoliberal nos anos 1990, acompanhada do desmantelamento dos serviços públicos, retirada de direitos trabalhistas e a forte repressão militar, junto ao atual processo de reestruturação produtiva, marcada pela introdução de novas tecnologias, novas técnicas de exploração de trabalho. As reformas trabalhista e previdenciária no Brasil, a uberização dos serviços, terceirização e o trabalho intermitente caracterizam os desafios para a teoria política e pensamento social e político latino-americano.
Considerando que as relações seguem intensas e tensas, desiguais e, ainda, colonizantes, buscamos compreender a realidade latino-americana através das relações de trabalho assalariado, tendo em vista a magnitude desse tema no mundo, na superexploração da mão-de-obra humana para o desenvolvimento capitalista e no (re)ordenamento das relações sociais. As teorias da democracia, desenvolvimento e subdesenvolvimento para as múltiplas determinações e dimensões do trabalho e da sociabilidade, da inserção no processo produtivo da vida material e as representações culturais e ideológicas que embasam a manifestação de movimentos sociais e políticos, sejam aqueles que configuram o trabalho como classe ou aqueles que reproduzem a situação de estranhamento/alienação e subalternidade.

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