Exame de Seleção - IFMS - 2012
Menu Aquidauana Campo Grande Corumbá Coxim Nova Andradina Ponta Porã Três Lagoas

Dúvidas Frequentes

O que são cursos técnicos integrados?
São cursos da educação profissional. O aluno estuda as matérias do ensino médio regular e as disciplinas específicas do curso técnico que escolheu. Ou seja, sai do 3º ano com uma profissão!
 
Como ingressar nos cursos técnicos integrados do IFMS?
Para estudar no IFMS, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental e ser aprovado no Exame de Seleção. A prova – de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais – é de múltipla escolha e é a única maneira de ingressar no Instituto.
 
Os cursos do IFMS são pagos?
Os cursos são totalmente gratuitos. O IFMS é uma instituição pública federal, ligada ao Ministério da Educação.
 
As aulas são em período integral (manhã e tarde)?
As aulas dos cursos técnicos integrados do IFMS são de manhã, à tarde ou à noite, depende do curso. No Proeja, os cursos são noturnos. Em 2012, apenas o Técnico em Agropecuária, no Campus Nova Andradina, será oferecido em período integral (manhã e tarde).
 
O que é o Proeja?
O Proeja também é curso técnico integrado. A diferença é que faz parte da Educação de Jovens e Adultos.
 
Como ingressar no Proeja?
O candidato também precisa ser aprovado no Exame de Seleção do IFMS. A diferença é que além de ter concluído o ensino fundamental é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos até a data da matrícula.
 
Se eu fizer um curso técnico integrado no IFMS, preciso ir à escola em outro turno?
Não. Se optar por estudar no IFMS, o aluno receberá formação integral, com matérias do ensino médio regular e as disciplinas profissionalizantes.
 
Já curso o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio. Posso me inscrever no Exame de Seleção do IFMS?
Pode. Mas, uma vez aprovado no Exame de Seleção do IFMS, o estudante deverá fazer a matrícula no 1º ano do curso integrado.
 
Nesse caso, posso aproveitar matérias?
Não existe aproveitamento de matérias no IFMS. Se o professor perceber que o aluno tem conhecimento avançado na disciplina, poderá indicá-lo para o Exame de Suficiência. Esse exame pode ser feito a partir do 2º semestre de curso. Se aprovado, o estudante não precisa cursar a disciplina novamente.
 
Quero somente o diploma de técnico. Posso frequentar o curso técnico integrado e assistir somente às disciplinas específicas?
Não. Se você deseja o diploma de técnico, o mais apropriado é um curso subsequente. O IFMS oferece esta opção, na modalidade Educação a Distância (EAD), mas é preciso ter concluído o ensino médio.
 
Posso concorrer à vaga em mais de um curso do IFMS?
Não. O candidato deve optar por apenas um dos cursos ofertados pelo IFMS para o 1° semestre letivo de 2012.
 
Quais documentos são necessários para inscrição?
No ato da inscrição, o candidato deverá informar, obrigatoriamente, o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Não é preciso informar o RG. Mas, atenção! No ato da matrícula, são exigidos os números do CPF e, também, do RG. Portanto, é importante providenciar a Carteira de Identidade do candidato.
 
É possível alterar a opção de curso depois de realizada a inscrição?
Não. Caso o candidato queira alterar a opção de curso, deverá fazer uma nova inscrição e pagar novamente a taxa referente a esse procedimento. A inscrição considerada válida será a mais recente. A anterior, mesmo já estando paga, será considerada inválida.  Não há devolução do valor da taxa.
 
Quem é o candidato cotista?
O IFMS reserva 50% das vagas de seus cursos para alunos que estudaram todas as séries do ensino fundamental em escolas públicas. Este aluno é o cotista. Mas, atenção! Ao fazer a inscrição como “cotista”, o estudante deverá comprovar ter concluído o ensino fundamental na rede pública de ensino. Caso isso não seja comprovado no ato da matrícula, o candidato perde a vaga.
 
Como o candidato sabe o local da prova?
A partir do dia 9 de janeiro de 2012, o candidato deverá consultar no site do IFMS o ensalamento para verificar o endereço - local e a sala - onde fará a prova. É de total responsabilidade do candidato o conhecimento prévio do local da prova.
 
Que material posso usar para fazer o Exame de Seleção?
O candidato poderá deixar sobre a carteira apenas lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta, ponta média, com tubo transparente.
 
Que documentos levar no dia da prova?
Para a realização do Exame de Seleção, o candidato deverá levar qualquer documento com foto. Não é preciso que este documento seja oficial, desde que possua uma foto que identifique o candidato.
 
É possível trocar o local de prova?
Não. A prova só poderá ser feita no local determinado pelo Instituto.
 
 
Importante:
Qualquer informação concedida por telefone, e-mail ou fax não se reveste de caráter oficial. Considera-se de caráter oficial apenas o que está contido no edital.
 

Facebook Twitter