Catálogo de Sistemas

Documentação e procedimentos

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


matricula:analisar_solicitacoes_submetidas

Analisar solicitações de Matrícula

Após o preenchimento da solicitação pelo candidato (no primeiro acesso ou após a correção da documentação), a matrícula fica no status Submetido para Análise, permitindo seu deferimento/indeferimento ou devolução para correção.

Veja as etapas para fazer a análise da documentação submetida pelos candidatos:

1) Faça o login no sistema de Matrículas;

2) A tela inicial mostra a busca por dados do candidato, as chamadas em andamento em destaque (caso haja), e a lista de editais. Clique no edital/chamada desejado.

3) A tela a seguir mostra a lista de chamadas, com os respectivos cursos/campus. Clique no curso/campus desejado para ter acesso à sua lista de candidatos.


Tela da lista de candidatos

A tela lista de candidatos traz a relação de candidatos para um determinado curso/campus. Além da lista de candidatos, esta tela possui os contadores/filtros e informações da chamada.

Os contadores na parte superior são um resumo da quantidade de candidatos por status de matrícula. Ao clicar sobre um contador, ele funciona como um filtro. A página vai mostrar apenas as matrículas do status correspondente.

As informações da chamada trazem dados importantes sobre o edital e a chamada.

A lista de candidatos mostra vários dados do candidato e da matrícula.

  • Pos: A posição do candidato na chamada
  • Nome: Nome completo do candidato
  • CPF: CPF do candidato
  • QSE: Link para o QSE do candidato (o usuário deve estar logado no QSE)
  • Cota: Sigla da cota da matrícula
  • Comprov.: Opção para baixar os comprovantes submetidos pelo candidato no formato .zip
  • Status: Status da matrícula
  • Data Submissão: Data e hora em que o candidato submeteu a solicitação de matrícula para análise
  • Botão “Ver”: Leva para a tela de detalhes da matrícula. Quando a chamada está em andamento, oferece também a opção Preencher Matrícula, que pode ser útil para auxiliar o candidato no preenchimento da matrícula.


Tela de Detalhes da Matrícula

A tela de detalhes da matrícula traz todas as informações sobre o candidato e sobre a matrícula a qual ele está concorrendo. Todos esses dados são organizados em grupos:

1) Dados pessoais, onde é possível visualizar os dados do candidato, seu responsável (quando houver) e ainda consultar outras informações do QSE.

2) Matrícula, com informações sobre o curso, cota, e outros dados relacionados à matrícula.

3) Comprovantes, onde estão listados os comprovantes submetidos pelo candidato.

4) Situação da Matrícula, onde o usuário pode definir o status para a matrícula após a análise da documentação (veja a seção a seguir).

A seguir está o histórico da matrícula, que lista as alterações de status da solicitação e a lista de outras matrículas que este candidato tem cadastrado no sistema.


Validação de Comprovantes

Os comprovantes submetidos pelo candidato podem ser aceitos ou recusados pelo servidor que fizer a análise dos documentos. Essa análise não é obrigatória.

A análise dos documentos também não é vinculada à situação da matrícula, ou seja, a matrícula pode ser DEFERIDA/INDEFERIDA independente de ter anexos válidos/inválidos.

Para cada documento, o servidor pode clicar no botão 'Aceitar' ou 'Recusar' no comprovante correspondente. Em ambas as opções, aparece um campo para que possa ser feito o registro do motivo do aceite ou não.

No caso da recusa do documento, a justificativa é copiada também no campo de justificativa do status da matrícula, otimizando assim o preenchimento da mensagem para o candidato.


Situação da Matrícula

As solicitações de matrícula podem ter 6 status:

  • Deferido, quando a solicitação atende os requisitos do edital.
  • Indeferido, quando a solicitação não atende os requisitos do edital. São apresentados alguns motivos do indeferimento (pode ser selecionado mais de um motivo).
  • Deferido Parcial, quando o fluxo de aprovação da solicitação de matrícula possui mais de um avaliador.
  • Devolvido para Correção, quando o candidato deve ser convidado a acessar o sistema novamente e submeter algum documento que falte ou esteja ilegível.

Ao selecionar um status para a solicitação de matrícula, o campo de justificativa/mensagem pode ser usado para registro de observação no histórico da solicitação.

Alguns status disparam e-mail para o candidato, informando a alteração do status da solicitação. O envio de e-mail pode ser 'desligado'. No caso do envio de e-mail, o conteúdo da justificativa é adicionada no corpo da mensagem.

Caso seja marcado algum motivo de indeferimento, ele pode ser visto nas observações da matrícula.

matricula/analisar_solicitacoes_submetidas.txt · Última modificação: 06/06/2023 09:10 por Paulo