Após o preenchimento da solicitação pelo candidato (no primeiro acesso ou após a correção da documentação), a matrícula fica no status Submetido para Análise, permitindo seu deferimento/indeferimento ou devolução para correção.
Veja as etapas para fazer a análise da documentação submetida pelos candidatos:
1) Faça o login no sistema de Matrículas;
2) A tela inicial mostra a busca por dados do candidato, as chamadas em andamento em destaque (caso haja), e a lista de editais. Clique no edital/chamada desejado.
3) A tela a seguir mostra a lista de chamadas, com os respectivos cursos/campus. Clique no curso/campus desejado para ter acesso à sua lista de candidatos.
A tela lista de candidatos traz a relação de candidatos para um determinado curso/campus. Além da lista de candidatos, esta tela possui os contadores/filtros e informações da chamada.
Os contadores na parte superior são um resumo da quantidade de candidatos por status de matrícula. Ao clicar sobre um contador, ele funciona como um filtro. A página vai mostrar apenas as matrículas do status correspondente.
As informações da chamada trazem dados importantes sobre o edital e a chamada.
A lista de candidatos mostra vários dados do candidato e da matrícula.
A tela de detalhes da matrícula traz todas as informações sobre o candidato e sobre a matrícula a qual ele está concorrendo. Todos esses dados são organizados em grupos:
1) Dados pessoais, onde é possível visualizar os dados do candidato, seu responsável (quando houver) e ainda consultar outras informações do QSE.
2) Matrícula, com informações sobre o curso, cota, e outros dados relacionados à matrícula.
3) Comprovantes, onde estão listados os comprovantes submetidos pelo candidato.
4) Situação da Matrícula, onde o usuário pode definir o status para a matrícula após a análise da documentação (veja a seção a seguir).
A seguir está o histórico da matrícula, que lista as alterações de status da solicitação e a lista de outras matrículas que este candidato tem cadastrado no sistema.
Os comprovantes submetidos pelo candidato podem ser atestados como válidos pelo servidor (CEREL, COGEA) para reaproveitamento em futuras solicitações de matrícula que este candidato faça no sistema.
Para isso, o usuário deve clicar no botão 'Validar' do comprovante correspondente. O documento pode ser considerado válido quando o comprovante estiver íntegro e legível.
A validação do comprovante possui as seguintes informações para preenchimento:
As solicitações de matrícula podem ter 6 status:
Ao selecionar um status para a solicitação de matrícula, o campo de justificativa/mensagem pode ser usado para registro de observação no histórico da solicitação.
Alguns status disparam e-mail para o candidato, informando a alteração do status da solicitação. O envio de e-mail pode ser 'desligado'. No caso do envio de e-mail, o conteúdo da justificativa é adicionada no corpo da mensagem.