Projetos de Pesquisa

Introdução

Finalidade

O módulo Projetos de Pesquisa tem o objetivo de gerenciar as ações da PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, permitindo gerenciar todas as etapas dos projetos de pesquisa, desde a publicação do edital, cadastro e submissão dos projetos, gerência e monitoramento da execução até a finalização dos projetos.

Integração com outros sistemas

Sistema/Módulo Finalidade
Módulo CNPQ / Currículo Lattes Acessa as informações dos currículos lattes dos pesquisadores para calcular de forma automática o “Critérios de Avaliação da Qualificação do Coordenador”.
Módulo AE - Atividade Estudantil Cadastra no AE as bolsas dos alunos bolsistas dos projetos aprovados. Também faz o controle de bolsas, pois não é permitido o acúmulo des bolsas.
Plataforma Sucupira (Periódicos Qualis) Processa planilha excel com todos os períodicos e suas respectivas classificação de suas áreas de avaliação. Essa informação é utilizada para calcular a pontuação dos periódicos de acordo com os critérios definidos para avaliação da qualificação do coordenador.
Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil - Lattes Extrai através da técnica de “web scraping” informações dos grupos de pesquisa dos pesquisadores.

Visão Geral

O módulo é dividido em sete fases conforme figura a seguir:

Fluxograma visão geral

Figura 1: Fluxograma visão geral do módulo de Projetos de Pesquisa.

  • A fase de edital é o ponto de partida do módulo de gerência de Projetos de Pesquisa, é nessa fase que são registradas todas as informações pertinentes ao edital de pesquisa, tais como o período de inscrição, pré-seleção, seleção, divulgação da seleção, etc;

  • A fase de inscrição ocorre no período entre as datas “Início de Inscrições” e “Fim das Inscrições” definidas no cadastro do edital. Nessa fase :

    • O Coordenador do Projeto cadastra as informações do projeto, tais como as metas/atividades, plano de desembolso, memória de cálculo, etc e submete (envia) o projeto para o referido edital;
    • O “Coordenador de pesquisa do campus ” já pode criar a comissão de avaliadores e, se necessário, pode devolver o projeto para que o coordenador do projeto faça mudanças conforme sugestão.
  • A fase de pré-seleção ocorre no período entre as datas “Início da Pré-seleção” e “Início de Seleção” definidas no cadastro do edital. Nessa fase, o coordenador de pesquisa do campus valida as informações do projeto aprovando ou não a sua continuidade no processo seletivo. Também nessa fase, o coordenador de pesquisa já pode indicar quem são os avaliadores de determinado projeto;

  • A fase de seleção ocorre no período entre as datas “Início da Seleção” e “Fim da Seleção” definidas no cadastro do edital. Nessa fase, os avaliadores indicados avaliam a qualidade dos projetos sobre sua responsabilidade conforme os critérios de avaliação;

  • A fase de resultados divide-se em dois períodos:

    • Período de resultado parcial ocorre entre as datas “Fim de Seleção” e “Data Limite para Recursos” definidas no cadastro do edital. Nesse Período:
      • O coordenador de pesquisa realiza a distribuição de bolsas, isto é, pode fazer o remanejamento de bolsas dos pesquisadores e dos alunos de um projeto para outro, além de poder aprovar um projeto que não havia sido aprovado na fase de seleção;
      • O coordenador do projeto pode não concordar com o resultado e pode interpor recurso questionando os resultados.
    • Período de resultado final ocorre entre as datas “Data Limite para Recursos” e “Divulgação da Seleção” definidas no cadastro do edital. Nesse período:
      • O coordenador de pesquisa pode aceitar a interporsição de recurso e caso tenha sido aceito pela PROPI pode refazer a distribuição de bolsas.
  • A fase de execução inicia após a data “Divulgação da Seleção”. Nessa fase:

    • O coordenador do projeto gerencia as execuções das atividades e os gastos dos projetos enquanto que o Coordenador de pesquisa do campus valida a execução dessas atividades e gastos. Essa fase continua até que o coordenador do projeto registre a sua conclusão.
    • O coordenador do projeto poderá solicitar dentro do prazo o cancelamento do projeto, cabendo ao coordenador de pesquisa aceitar ou não a solicitação de cancelamento.
  • A fase de encerramento ocorre quando o Coordenador do Projeto registra a conclusão do projeto e solicita sua finalização. Cabe ao coordenador de pesquisa aceitar o encerramento do projeto.

Perfis envolvidos

Perfil Finalidade
Diretor de Pesquisa Papel desepenhado pelos gestores da PROPI (Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação) Permite cadastrar novos editais e acompanhar todas as atividades relacionadas aos Projetos de Pesquisa, desde sua submissão, planejamento, execução e finalização.
Coordenador de Pesquisa Papel desempenhado pelo Coordenador de pesquisa do campus. Permite aprovar ou desaprovar projetos na fase de pré-seleção bem como validar os gastos, as execuções das atividades e a conclusão do projeto de seu campus.
Pré-Avaliador Sistêmico de Projetos de Pesquisa Papel desempenhado por um servidor ou um prestador de serviço. Realiza as mesmas atividades do coordenador de pesquisa do campus, mas somente para editais cuja forma de seleção é do tipo geral.
Coordenador de Projeto Papel desepenhado por um “Operador de Projetos de Pesquisa” cujo projeto foi submetido para um edital de pesquisa. Permite cadastrar projetos bem como gerenciar a execução de seus projetos.
Avaliador Sistêmico de Projetos de Pesquisa Papel desempenhado por um servidor que demonstrou interesse em ser avaliador e foi selecionado para avaliar algum projeto. Permite avaliar os projetos pré-aprovados de acordo com os critérios de avaliação.
Visualizador de Projetos Papel desempenhado por um servidor auditor. Tem acesso somente leitura em todas as funcionalidades do módulo