 | 06.11 segunda |
| 07h30 às 09h00 Abertura Credenciamento Prof. Me. Alexandre Geraldo Viana Faria Recepção do IFMS - Campus Coxim |
| Entrada Livre
|
| 09h00 às 11h40 Minicurso LITERATURA E CIÊNCIA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS INTERDISCIPLINARES Profa. Me. Suelen Regina Patriarcha Graciolli – UCDB Local: IFMS - Sala 72
O ensino de ciências naturais tem suas particularidades e ajuda a desenvolver no aluno a criticidade, a relação com o cotidiano e a resolução dos problemas. O diálogo entre literatura e o ensino de ciências e seus questionamentos socioambientais, são positivos para provocarem novas reflexões acerca da visão de mundo de modo interdisciplinar. |
| Requer inscrição |
| 14h00 às 15h40 Minicurso JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - Parte 1 Prof. Me. Fernando Gomes Eufigênio dos Santos Profa. Me. Karina Roberta Baseggio Local: IFMS - Sala 72
A inserção de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem consiste em uma alternativa para estimular os alunos e fazê-los sentirem-se participantes e engajados nas situações educativas. O presente minicurso visa gerar reflexões acerca das influências do lúdico no espaço educativo por meio da apresentação de jogos didáticos aplicados à variadas áreas das Ciências.
|
| Requer inscrição |
| 16h00 às 17h40 Minicurso VIDEOS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - Parte 1 Prof. Me. Milton Basto Lira Local: IFMS - Sala 72
Ao considerar a participação das tecnologias midiáticas em nosso cotidiano e a grande quantidade de jovens e adultos em idade escolar que possuem afinidade com esse recurso, a presente proposta visa ajudar os atuais e futuros professores e educadores a trabalharem com uma vertente da experimentação: os vídeos de experimentos. Focaremos a atenção em técnicas, instrumentos e abordagens que possam criar situações favoráveis aos processos de ensino e aprendizagem. |
| Requer inscrição |
| 19h00 às 21h00 Palestra A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE CIÊNCIAS Profa. Dra. Angela M. Zanon - UFMS e Prof. Dr. Airton J. Vinholi Junior - IFMS Local: Auditório da UEMS
Os dez anos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências da UFMS, a criação do Programa de Doutorado e os desdobramentos para o ensino de ciências no Mato Grosso do Sul.
|
| Entrada Livre
|
 | 07.11 terça |
| 08h00 às 09h40 Minicurso JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - Parte 2 Prof. Me. Fernando Gomes Eufigênio dos Santos Profa. Me. Karina Roberta Baseggio Local: IFMS - Sala 72
A inserção de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem consiste em uma alternativa para estimular os alunos e fazê-los sentirem-se participantes e engajados nas situações educativas. O presente minicurso visa gerar reflexões acerca das influências do lúdico no espaço educativo por meio da apresentação de jogos didáticos aplicados à variadas áreas das Ciências. |
| 10h00 às 11h40 Minicurso VIDEOS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - Parte 2 Prof. Me. Milton Basto Lira Local: IFMS - Sala 72
Ao considerar a participação das tecnologias midiáticas em nosso cotidiano e a grande quantidade de jovens e adultos em idade escolar que possuem afinidade com esse recurso, a presente proposta visa ajudar os atuais e futuros professores e educadores a trabalharem com uma vertente da experimentação: os vídeos de experimentos. Focaremos a atenção em técnicas, instrumentos e abordagens que possam criar situações favoráveis aos processos de ensino e aprendizagem. |
| 14h00 às 15h40 Minicurso FOSFOETANOLAMINA - A POLÊMICA ENTORNO DA “PÍLULA DO CÂNCER”: COMO LIDAR COM OS DIFERENTES DISCURSOS EM AULAS DE QUÍMICA? - Parte 1 Prof. Me. Ademir de Souza Pereira – UFGD e Prof. Me. Wallace Alves Cabral - UFGD Local: IFMS - Sala 72
Como o professor de Química deve lidar com o excesso de informações e fontes, muitas vezes, não seguras? Com intuito de discutir algumas possibilidades, esse minicurso tem por objetivo trazer um tema que tem chamado a atenção de vários setores da sociedade, a fosfoetanolamina, também chamada de “a pílula do câncer”. Diante das controvérsias e posicionamento dos sujeitos, que muitas vezes são influenciados pelos meios de comunicação, convidamos os participantes à refletirem sobre a função do professor de química em sala de aula, perante o avanço da ciência e da tecnologia na sociedade.
|
| Requer inscrição |
| 16h00 às 17h40 Minicurso USO DE ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - Parte 1 Prof. Me. Rodrigo Ruschel Nunes - UTFPR Local: IFMS - Sala 72
A educação e os processos de ensino e aprendizagem estão no centro da profissão professor. As analogias fazem parte da cognição humana sendo utilizada como uma forma de raciocínio e compreensão de todos nós. Assim, estas são utilizadas dentro do processo educativo por alunos e professores. A forma desta utilização, seus riscos e potencialidades será o foco desse minicurso.
|
| Requer inscrição |
| 16h00 às 17h40 Minicurso SEGURANÇA EM LABORATÓRIO – PESQUISAS E REFLEXÕES - Parte 1 Prof. Dr. Dario Xavier Pires – UFMS/PPEC Local: IFMS - Sala 75
Abordagem de questões de segurança em laboratório de química. Apresentação de casos de experimentos e procedimentos em que as normas não foram consideradas levando a situações de risco. Discussão sobre a importância de contemplar o assunto com alunos do Ensino Médio visando a preparação para o trabalho.
|
| Requer inscrição |
| 19h00 às 21h00 Roda de conversa A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS – PARA ONDE VAMOS? Profa. Dra. Eliane Cerdas - UEMS, Profa. Dra. Maria Celina Recena – UFMS, Prof. Dr. João Mianutti – UEMS, Prof. Me. Ademir de Souza Pereira – UFGD, Prof. Me. Wallace Alves Cabral e Prof. Dr. Hygor de Oliveira – IFMS. Local: Auditório da UEMS
Apresentação de argumentos que avaliam os encaminhamentos para a formação de professores na atualidade com reflexão sobre seus desdobramentos para a educação no Brasil.
|
| Entrada Livre
|
 | 08.11 quarta |
| 07h30 às 10h30 Seminário SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - SEMID Estudantes do curso de Licenciatura em química do IFMS e do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEMS Local: Auditório da UEMS
Atividades desenvolvidas e em desenvolvimento no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
|
| Entrada Livre
|
| 10h30 às 11h40 Roda de conversa O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID Profa. Dra. Maria Celina Recena – UFMS, Prof. Dr. João Mianutti – UEMS, Prof. Me. Rodrigo Ruschel Nunes – UTFPR, Prof. Dr. Hygor Rodrigues de Oliveira – IFMS e Prof. Me. Alexandre Geraldo Viana Faria – IFMS Local: Auditório - UEMS
|
| Entrada Livre
|
| 14h00 às 15h40 Minicurso FOSFOETANOLAMINA - A POLÊMICA ENTORNO DA “PÍLULA DO CÂNCER”: COMO LIDAR COM OS DIFERENTES DISCURSOS EM AULAS DE QUÍMICA? - Parte 2 Prof. Me. Ademir de Souza Pereira – UFGD e Prof. Me. Wallace Alves Cabral - UFGD Local: IFMS - Sala 72
Como o professor de Química deve lidar com o excesso de informações e fontes, muitas vezes, não seguras? Com intuito de discutir algumas possibilidades, esse minicurso tem por objetivo trazer um tema que tem chamado a atenção de vários setores da sociedade, a fosfoetanolamina, também chamada de “a pílula do câncer”. Diante das controvérsias e posicionamento dos sujeitos, que muitas vezes são influenciados pelos meios de comunicação, convidamos os participantes à refletirem sobre a função do professor de química em sala de aula, perante o avanço da ciência e da tecnologia na sociedade.
|
| 16h00 às 17h40 Minicurso SEGURANÇA EM LABORATÓRIO – PESQUISAS E REFLEXÕES - Parte 2 Prof. Dr. Dario Xavier Pires – UFMS/PPEC Local: IFMS - Sala 75
Abordagem de questões de segurança em laboratório de química. Apresentação de casos de experimentos e procedimentos em que as normas não foram consideradas levando a situações de risco. Discussão sobre a importância de contemplar o assunto com alunos do Ensino Médio visando a preparação para o trabalho.
|
| 16h00 às 17h40 Minicurso USO DE ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - Parte 2 Prof. Me. Rodrigo Ruschel Nunes - UTFPR Local: IFMS - Sala 72
A educação e os processos de ensino e aprendizagem estão no centro da profissão professor. As analogias fazem parte da cognição humana sendo utilizada como uma forma de raciocínio e compreensão de todos nós. Assim, estas são utilizadas dentro do processo educativo por alunos e professores. A forma desta utilização, seus riscos e potencialidades será o foco desse minicurso.
|
| 19h00 às 21h00 Palestra A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PPC INOVADORES: CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE Prof. Dr. João Mianutti – UEMS Local: Auditório da UEMS
Apresentação de argumentos que avaliam os encaminhamentos para a formação de professores na atualidade com reflexão sobre seus desdobramentos para a educação no Brasil.
|
| Entrada Livre
|