PODCAST SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO
Cíntia Grazielle de Souza Raulino, Odair Diemer
Apresentação oral: sim
UTILIZANDO A IMPRESSÃO 3D NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS CONCRETOS INCLUSIVOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR
Mylena Iasmim Figueiredo Pires, Airton José Vinholi Júnior
Apresentação oral: sim
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA POLITÉCNICA: UMA PROPOSTA CURRICULAR
Paula Renata Cameschi de Souza, Azenaide Abreu Soares Vieira
Apresentação oral: sim
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAI/MS VISANDO UM ENSINO INTEGRADO
Maise Rodrigues Sá Giacomeli, Anderson Martins Corrêa
Apresentação oral: sim
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA E A INFLUÊNCIA HEGEMÔNICA DO AGRONEGÓCIO
Lucival Bento Paulino Filho, Danilo Ribeiro de Sá Teles
Apresentação oral: sim
CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO ON-LINE SOBRE ÉTICA E INTEGRIDADE NA PESQUISA PARA JOVENS PESQUISADORES
Ivan José Alves Júnior, Fabricio Cesar de Paula Ravagnani
Apresentação oral: não
INVESTIGAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE UM ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS COM BASE NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Tomaz Leal Leite, Dejahyr Lopes Júnior
Apresentação oral: sim
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA E AS CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Aline Christiane Oliveira Souza, Claudio Zarate Sanavria
Apresentação oral: sim
LET US PLAY: UMA PROPOSTA DE MOOC PARA DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Caroline Rezende dos Reis, Fabricio Cesar de Paula Ravagnani
Apresentação oral: sim
CONTEXTOS SOBRE A EXTENSÃO NO IFMS E AS RELAÇÕES COM A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS DISCENTES
Lindayane dos Santos Amorim de Sá, Airton José Vinholi Júnior
Apresentação oral: sim
COMPREENSÃO E USO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA POR PESSOAS SURDAS
Ana Maria Ribeiro da Rocha, Airton José Vinholi Júnior
Apresentação oral: não
RECURSOS DIDÁTICOS AUDIOVISUAIS COMO PRÁTICA EDUCATIVA INOVADORA E INTEGRADORA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EPT
Paula Lobo Soares, Claudio Zarate Sanavria
Apresentação oral: não
CONTRIBUIÇÕES DE UM MANUAL INTERATIVO PARA O ENTENDIMENTO DA MONITORIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Rosiane Borges Lemos, Claudio Zarate Sanavria
Apresentação oral: sim
FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO
Euricléia de Souza Azevedo, Dejahyr Lopes Junior
Apresentação oral: sim
A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIGITAL PARA O ENSINO-APRENDIZADO DA ÁLGEBRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Luciane Machado Rodrigues, Ricardo Pini Caramit
Apresentação oral: não
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: O USO DE CRÔNICAS COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO NO IFMS - CAMPUS CAMPO GRANDE
Thais Helena Pereira, Ricardo Pini Caramit
Apresentação oral: sim
PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Keila Cristina Pinheiro Antunes*, Prof. Dr. Ricardo Pini Caramit
Apresentação oral: sim
ELETROPRATICANDO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ON-LINE INTEGRANDO ELETRODINÂMICA E ARDUINO
Hugo Eduardo Pimentel Motta Siscar, Dante Alighieri Alves de Mello
Apresentação oral: não
PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA ECONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS COM BASENA PEDAGOGIAHISTÓRICO-CRÍTICA
Caroline Aparecida Sampaio Guimarães de Moraes, Odair Diemer
Apresentação oral: sim
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: RESULTADOS DE UMA PROPOSTA PARA ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
Vanessa Teodoro, Dante Alighieri Alves de Mello
Apresentação oral: sim
CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM RECURSOS NA WEB 2.0 PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Willyan da Silva Caetano, Claudio Zarate Sanavria
Apresentação oral: não
IMERSÃO AO CONTEXTO DO EMPREENDEDORISMO SUBSIDIADO POR UM JOGO DE NEGÓCIOS MEDIADO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Bruno Delmondes Xavier, Dante Alighieri Alves de Mello
Apresentação oral: sim
ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO PARA LABORATÓRIOS DE CONSTRUÇÃO DIGITAL TENDO COMO BASE O IFMAKER
Diego Henrique Oliveira Barbosa, Dejahyr Lopes Junior
Apresentação oral: sim
EFETIVIDADE DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO AVALIATIVO
Raquel Santos, André Luiz da Silva Motta
Apresentação oral: sim
CONTRIBUIÇÕES DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DO PROFEPT PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Rosane de Brito Fernández Garcia, Azenaide Abreu Soares Vieira
Apresentação oral: sim
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
Maria do Rosário Ramos de Almeida, André Luiz da Motta Silva
Apresentação oral: não
CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS SOBRE SISTEMAS SANGUÍNEOS À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Glaucia Rosely Barbosa Marin, Airton José Vinholi Junior
Apresentação oral: não
A PROBLEMÁTICA DA EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFMS NO CAMPUS CAMPO GRANDE
Victor Areco da Silva, Letícia Barbosa da Silva Cavalcante, Beatriz Aparecida Alencar
Apresentação oral: não
REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO IFMS/CORUMBÁ
Monique Rana de Souza Azevedo, Cryseverlin Dias Pinheiro Santos
Apresentação oral: sim
O ENSINO HÍBRIDO COMO ABORDAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS DO CURSO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Alan Pinheiro de Souza, Luciano Rodrigues Duarte, Griscele Souza de Jesus Shiota
Apresentação oral: sim
ANÁLISE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA NO IFMS CAMPUS CAMPO GRANDE/MS
Leandro de Almeida Caldo, Delmir da Costa Felipe
Apresentação oral: sim
ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM EPCT DO IFMS/CORUMBÁ-MS
Laura do Nascimento Lopes, Francisco Leonor de Amarilio
Apresentação oral: sim
AS MARCAS DA EXCLUSÃO: PODER E RESISTÊNCIA NO DISCURSO DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS AQUIDAUANA
Daniele Lucena Santos, Juvenal Brito Cezarino Júnior
Apresentação oral: não
AS DIFICULDADES, DESAFIOS E BENEFÍCIOS NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO
Flávio Rodrigues Eliotério de Oliveira, Marilyn A. Errobidarte de Matos, Vanir Garcia
Apresentação oral: não
A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO APOIO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Luzia Fernanda Ferreira Lima dos Santos, Jozil dos Santos
Apresentação oral: não
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO: CONSTRUINDO NOVOS SENTIDOS PARA A LÍNGUA PORTUGUESA
Lourdes Pamela Souza do Nascimento Porte, Letícia Barbosa da Silva Cavalcante, Beatriz Aparecida Alencar
Apresentação oral: não
A INFORMAÇÃO AMBIENTAL E A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTAS DE SENSIBILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFMS, CAMPO GRANDE
Gleidson André Pereira de Melo, Beatriz Aparecida Alencar, Letícia Barbosa da Silva Cavalcante
Apresentação oral: sim
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Thaynara Ferraz Martins, Vanir Garcia
Apresentação oral: sim
OS DESAFIOS DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE JARDIM-MS NO APOIO À INCLUSÃO DE ESTUDANTES NA SOCIEDADE
Arcírio Pereira Polidoro, Jozil dos Santos
Apresentação oral: não
REINVENTANDO A REVISÃO DE CONTEÚDOS COM A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO REMOTO: EM TEMPOS DE PANDEMIA
Celio Gianelli Pinheiro, Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos
Apresentação oral: sim
NAPNE: OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO IFMS CAMPUS CAMPO GRANDE, DURANTE A PANDEMIA DE COVID19
Rafaela da Cunha Gobbi, Jocimara Paiva Grillo, Tayomara Hanako de Almeida Higo Augusto
Apresentação oral: não
A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR
Luci Schiavi da Silva, Me. Jocimara Paiva Grillo, Esp. Tayomara Hanako de Almeida Higa Augusto
Apresentação oral: não
A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL SOB O OLHAR DA CAPES. MESTRADO PROFISSIONAL E A AVALIAÇÃO DA CAPES: INDICATIVOS DE SUCESSO INSCRIÇÃO ONLINE
Prof.ª Dr.ª Maria Adélia da Costa (CEFET/MG)
PRÁTICAS, CRONOGRAMA E REGULAMENTO DO PROFEPT/IFMS
Prof. Dr. Dante Alighieri Alves de Mello (Coordenador Acadêmico Local)
MESA REDONDA - A COMPREENSÃO DAS BASES HISTÓRICAS, FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA A CONTINUIDADE DO SUCESSO DOS INSTITUTOS FEDERAIS COMO POLÍTICA PÚBLICA
Prof. Dr. Anderson Martins Corrêa (IFMS), Prof. Dr. André Luiz da Motta Silva (IFMS) e Prof.ª Dr.ª Azenaide Abreu Soares Vieira (IFMS)
PALESTRA A SAÚDE DOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Me. Cintia Grazielle de Souza Raulino (Psicóloga IFMS)