Seminário EPT - IFMS

Edição atual


Volume 4 (2022)

 

Resumos - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS

  

A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Durval Rabelo Guimarães Filho e Luis Eduardo Moraes Sinésio

Apresentação oral: sim

 

A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Priscila Veloso Silva e Fabrício Cesar de Paula Ravagnani

Apresentação oral: sim

 

ACOLHIMENTO E AMBIENTAÇÃO DOS INGRESSANTES NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Caroline da Silva Campos Brito e Dante Alighieri Alves de Mello

Apresentação oral: sim

 

ADAPTAÇÕES DE ATIVIDADES PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EPT: ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR REGENTE POR MEIO DE UM GUIA DIDÁTICO

Katiane da Silva Varela e Gesilane de Oliveira Maciel José

Apresentação oral: sim

 

CONHECER PARA INCLUIR: UMA PROPOSTA FORMATIVA PARA SERVIDORES DO IFMS SOBRE AUTISMO

Gustavo Medina Araujo e Dejahyr Lopes Junior

Apresentação oral: sim

 

CONTRIBUIÇÕES DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DO PROFEPT PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Rosane de Brito Fernández Garcia e Azenaide Abreu Soares Vieira

Apresentação oral: sim

 

CURSO DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL COMO PROPOSTA PARA MELHORIA DO ÊXITO ESTUDANTIL EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DE NÍVEL MÉDIO NO IFMS

Mirélly de Oliveira Costa e Anderson Martins Corrêa

Apresentação oral: sim

 

CURSO LIVRE MOSTRANDO UMA PESQUISA CIENTÍFICA EXPERIMENTAL COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Adriana Estábile Naressi e Odair Diemer

Apresentação oral: sim

 

DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA PRIVADA DE LIBERDADE: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA VOLTADA AO SISTEMA PRISIONAL DE MATO GROSSO DO SUL

Adilson Escalante Barboza e Anderson Martins Correa

Apresentação oral: sim

 

EDUCOMUNICAÇÃO, UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA: MODELO ESTRUTURADO PARA USO DE PODCASTS NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO

Josué Rodrigues dos Anjos Júnior e Arnaldo Pinheiro Mont'Alvão Júnior

Apresentação oral: sim

 

ELETROPRATICANDO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ON-LINE INTEGRANDO ELETRODINÂMICA E ARDUINO

Hugo Eduardo Pimentel Motta Siscar e Dante Alighieri Alves de Mello

Apresentação oral: sim

 

FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO: POSSIBILIDADES PARA UMA NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA AOS DOCENTES NÃO LICENCIADOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Simone Lorena Tobbin Pereira e Claudio Zarate Sanavria

Apresentação oral: sim

 

GUIA DIDÁTICO PARA ALÉM DO INGRESSO: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR O ACESSO AO IFMS, CAMPUS COXIM

Alcindo Ferreira Filho e André Luiz da Motta Silva

Apresentação oral: sim

 

JOGO DIGITAL EDUCACIONAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO AO ENSINO SOBRE VÍRUS E BACTÉRIAS

Viviane Vilanova Rodrigues e Airton José Vinholi Júnior

Apresentação oral: sim

 

MONITORIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM MANUAL INTERATIVO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROGRAMA

Rosiane Borges Lemos e Claudio Zarate Sanavria

Apresentação oral: sim

 

O EMPREENDEDORISMO POR MEIO DE SALAS TEMÁTICAS VIRTUAIS COM BASE NA TEORIA DE VYGOTSKY: UMA PROPOSTA PARA ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Lizandra Almeida de Menezes e Dante Alighieri Alves de Mello

Apresentação oral: sim

 

O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU PARA ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM BASE NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM UM GUIA DE ORIENTAÇÕES

Isabela Marinho Menezes e Dejahyr Lopes Junior

Apresentação oral: sim

 

O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO SUL E O FAZER PEDAGÓGICO

Jacqueline de Carvalho Valentim, Odair Diemer e Marilyn A. E. de Matos

Apresentação oral: sim

 

PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MARCA ESPORTIVA E CAMPANHA DE MARKETING SOCIAL NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Ricardo Rojas Martines e Fabricio Cesar de Paula Ravagnani

Apresentação oral: sim

 

PRODUÇÃO DE PODCASTS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Leticia Auxiliadoura Muzzi de Oliveira Vieira e Danilo Ribeiro de Sá Teles

Apresentação oral: sim

 

PROJETOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO IFMS NA PERSEPCTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE SEUS ESTUDANTES

Gisela Silva Suppo e Airton José Vinholi Júnior

Apresentação oral: sim

 

PSICOLOGIA ESCOLAR NO IFSP: CONTRIBUIÇÕES PARA ATUAÇÃO COM PRÁTICAS DE ESTUDOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Aline Karen Baldo e Gesilane de Oliveira Maciel José

Apresentação oral: sim

 

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE AULAS EM LABORATÓRIOS PARA ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Luiz Roberto Cardoso e André Luiz da Motta Silva

Apresentação oral: sim

 

REGIME DE EXERCÍCIO DOMICILIAR: UMA PRÁTICA EDUCATIVA E UM OLHAR PARA A ELABORAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

Flávia Regina Grego e Claudio Zarate Sanavria

Apresentação oral: sim

 

UM CINECLUBE COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM NA EPT E O DESENVOLVIMENTO DE UM POLO AUDIOVISUAL NO IFMS

Clóvis Gomes Ferreira, André Luiz da Motta Silva e Anderson Martins Corrêa

Apresentação oral: sim

 

UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Gisele Alves Zuza de Castro e Luís Eduardo Moraes Sinésio

Apresentação oral: sim

 

UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM VIDEOAULAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Paula Lobo Soares e Claudio Zarate Sanavria

Apresentação oral: não

 

VIDEOGAME E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EPT: O USO DO VIDEOGAME EM UMA SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOPOLÍTICA

Éder Santos Gouveia e Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior

Apresentação oral: sim

 

VIOLÊNCIA SEXUAL: UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO NO IFMS

Douglas Garajo de Moura, Danilo Ribeiro de Sá Teles e Arnaldo Pinheiro Mont'Alvão Júnior

Apresentação oral: sim

 

Resumos - Especialização em Docência do IFMS

APLICAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR POR MEIO DE MODELOS CONCRETOS

Patrícia Silva Pelzl Bitencourt e Airton José Vinholi Júnior

Apresentação oral: sim

 

ESTUDO DE CASO SOBRE A TEORIA HUMANISTA DE CARL ROGERS APLICADA EM UM CONTEXTO ESCOLAR

Flávio Henrique de Souza Rodrigues e Estephano Rogério Santana Oliveira

Apresentação oral: sim

 

GESTÃO DEMOCRÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO SOBRE AS ELEIÇÕES DE REITOR(A) E DIRETOR(A)

Andrea Braga Sodré Rocha e Delmir da Costa Felipe

Apresentação oral: sim

 

O PAPEL DO PROFESSOR: ESTRATÉGIA DE ENSINO UTILIZADA DURANTE O ENSINO REMOTO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE PROEJA IFMS/CAMPUS DOURADOS - MS

Gleicy Jardi Bezerra e Vanir Garcia

Apresentação oral: sim

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESPERTAR DO PROTAGONISMO JUVENIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A PRÁTICA DO VOLUNTARIADO EDUCATIVO NO PROJETO NUVE

Dayani Silva da Cruz, Letícia Barbosa da Silva Cavalcante e Beatriz Aparecida Alencar

Apresentação oral: sim

 

Palestras

 

A IMPORTÂNCIA DO PROFEPT PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E PARA O MODELO DE ENSINO MÉDIO FRUTO DA CRIAÇÃO DOS IF

Prof. Dr. Rony Cláudio de Oliveira Freitas (IFES)

 

PANORAMA E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL

Profª Drª Clarice Monteiro Escott (IFRS)