Catálogo de Sistemas

Documentação e procedimentos

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


qse:pagina_inicial

Novo QSE

O questionário sócioeconômico foi redesenhado para 2022, veja a matéria sobre a reformulação https://www.ifms.edu.br/noticias/2021/questionario-socioeconomico-e-reformulado-para-2022

O novo questinário tem como objetivo coletar as informações sócioeconômicas sobre os estudantes. Com base nessas informações serão gerados relatórios que servirão de base para nortear as políticas de assistência estudantil dentro do IFMS.

Manual do Sistema

Um manual do sistema com as principais questões foi adicionado no próprio sistema no tópico ajuda https://docs.google.com/document/u/1/d/e/2PACX-1vQeu1G6sbM3rn1x4OSTTPoaQZz71OJH0XzOAGKPdiGRI1JzgiQnhUECVTbWF9y7OQ1jM3TNWr7JD5sp/pub

Novidades do Sistema

Vídeo Institucional sobre utilização do sistema

Notas Técnicas

O banco de dados utilizado é o mesmo do sistema acadêmico, mas em um schema diferente, chamado de 'qse'.

Para adicionar uma questão nova, basta adicionar via banco de dados. O sistema é totalmente configurável.

Existem um cron que roda para reinicializar o sistema de tempos em tempos.

Os relatórios foram implementados para facilitar a extração e interpretação de informação, encontram-se na barra superior menu 'Relatórios'.

Alguns relatórios (dependendo do número de parâmetros selecionados) demoram mais tempo para funcionar. Os dados são cruzados com o sistema acadêmico, portanto, caso existam duas modalidades de ensino do tipo 'Integral', é porque no cadastro de modalidade de curso, foram cadastrados duas modalidades com mesmo nome. Basta selecionar as duas modalidades.

Existem relatórios personalizados implementados dentro do sistema acadêmico. Mas o mais usual é o relatório geral implementado nativamente no qse. ('Relatório Geral').

Notas de Integração com outros sistemas

O QSE atualmente é integrado com a central de seleção, moodle, matrícula online e sistema acadêmico.

  1. Central de Seleção: usado para verificar o status de preenchimento E gerar o link para o questionário correto. Isso possibilita que o usuário clique no link da central de seleção e ir direto para a ficha do qse do estudante selecionado.
  2. Moodle: usado para verificar o status do preenchimento. Os alunos FIC fazem um módulo específico que verifica se o QSE foi preenchido ou não como parte da atividade.
  3. Matrícula Online: um dos requisitos da matrícula é preencher o QSE (exceto FIC). Logo, o sistema verifica o preenchimento e dá prosseguimento ou não para o preenchimento das demais etapas.
  4. Sistema acadêmico: links para o QSE dentro do sistema acadêmico são disponibilizados na ficha do estudante. Isso facilita a busca e análise social do aluno.

Todos a integração é feita com webservices concentrados no sistema acadêmico. Futuramente sugere-se a migração para um gerenciador de APIs que tenha por exemplo uma documentação pronta para testes.

Caminho para os webservice sigaeduext/Controller/WebservicesController.php webservices backup: qse/src/Controller/WebservicesController.php. (ambos caminhos possuem comentários sobre utilização de cada um deles, tipo de retorno esperado e como utilizar).

Para debug foi implementado uma página para saber se a conexão com o banco está ativa ou não ⇒ https://qse.ifms.edu.br/pages/debug . Caso esteja offline, é possível enviar um email para o administrador com o log do problema.

Sugere-se a Leitura do código do controlador do usuário para entender como funciona o login com debug. É possível logar como outro usuário para fins de debug. /src/Controller/UsersController.php função logarcomo(). Ela foi restrita apenas para o super admin, mas pode ser habilitada para outros usuários. Uma função análoga foi criada no matrícula online.

qse/pagina_inicial.txt · Última modificação: 14/06/2023 15:48 por Gustavo Waku