Plone é um sistema de gerenciamento de conteúdo escrito na linguagem Python e que roda sobre um Servidor de Aplicações Zope e sobre o framework CMF. O Plone está sendo usado para a construção de portais, como o portal institucional e a Página do Servidor.
O servidor de aplicação Zope utiliza, primariamente, o ZODB como banco de dados. O ZODB é um banco de dados não relacional (NoSQL), hierárquica e orientada a objetos.
O ZODB pode armazenar seus dados de algumas maneiras, sendo que o storage mais utilizado é o FileStorage, que armazena as informações de maneira incremental[#]_ em um único arquivo no sistema de arqvuivos.
No ambiente do portal o ZODB está configurado para que conteúdos e metadados, armazenados em um FileStorage, utilizem o arquivo:
/opt/plone/portal.buildout/var/filestorage/Data.fs
Enquanto conteúdos de arquivos e imagens sejam armazenados como blobs, na pasta:
/opt/plone/portal.buildout/var/blobstorage/ O backup dos dados pode ser feito, sem parar o ambiente, copiando-se o arquivo Data.fs e o conteúdo da pasta de blobstorage para algum outro local.
Porém é possível realizar o backup diferencial do arquivo Data.fs, permitindo uma transferência mais rápido dos arquivos.
Isto é feito com o script bin/backup que, pelos valores padrões, armazenará os dados na pasta:
/opt/plone/portal.buildout/var/backup/
Além disto, teremos o backup dos arquivos blob na pasta:
/opt/plone/portal.buildout/var/blobstoragebackups
Versões
Portal Padrão 1.1.5.1
Plone 4.3.9 (4313)
CMF 2.2.9
Zope 2.13.24
Python 2.7.18 (default, Mar 8 2021, 13:02:45) [GCC 9.3.0]
PIL 2.7.0 (Pillow)