Catálogo de Sistemas

Documentação e procedimentos

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


matricula:importar_lista_de_candidatos

Importando a lista de candidatos

Da mesma forma como tradicionalmente acontece nos editais, a chamada agrupa as matrículas que poderão ser feitas num determinado período de tempo.


Arquivo da lista de candidatos

O sistema de Matrículas usa um modelo padrão de planilha para importação. Este modelo contém as informações que são obrigatórias para o pré-cadastro dos candidatos.

O modelo de planilha pode ser visto no botão “modelo de planilha”. Crie uma cópia do documento e faça o preenchimento. O arquivo não pode ter mais que 300 linhas. Se a sua lista de candidatos for maior que isso, divida em vários arquivos.

Depois de preenchido, salve o arquivo com o formato .csv.


Como importar a lista de candidatos

1) No menu superior, clique em “Chamadas”.

2) Localize a chamada que irá receber a lista de candidatos e clique no botão “Editar” correspondente.

3) Na tela de edição de chamadas, a seção de importação de candidatos fica na parte superior, com título “Importar candidatos”.

4) Clique no botão “Escolher arquivo” e selecione o arquivo a ser importado.

5) Clique em “Validar arquivo” e observe o resultado da análise. O resultado da análise do arquivo vai ficar em três cores:

  • Os itens em verde são os que estão em conformidade com o esperado.
  • Os itens em laranja merecem atenção (adição de curso, campus, etc), mas não impedirão o upload da planilha.
  • Os itens em vermelho são críticos, e devem ser corrigidos. Faça a correção na planilha e submeta o arquivo para análise novamente.

O botão para importar a planilha só fica disponível quando a verificação não encontra erros no arquivo a ser submetido.

6) Mesmo com a análise prévia do arquivo, podem ocorrer erros no processamento do arquivo. O sistema vai tentar apontar a linha ou o CPF do cadastro que deu erro. Faça a correção e tente novamente.

7) Após o processamento da planilha, o sistema mostra uma tabela contendo a lista de importações. Nesta lista, você acompanha quais dados foram criados durante a importação, e quais já existiam no sistema.


Correção de erros na importação

No momento, o sistema não oferece uma funcionalidade para desfazer a importação de planilha. Caso uma planilha tenha sido importada incorretamente, as opções são:

  • Chamada em andamento: Caso sejam poucas matrículas, elas podem ser editadas manualmente uma a uma. Caso seja um grande volume de matrículas, procure a COSIS.
  • Chamada nova: Você pode cancelar essa chamada (manipulando a data de início/fim das matrículas) e criar uma nova chamada com os dados corretos.
matricula/importar_lista_de_candidatos.txt · Última modificação: 29/11/2022 18:00 por Paulo