Catálogo de Sistemas

Documentação e procedimentos

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


matricula:acessando_o_sistema

Acessando o sistema

O login no sistema de Matrícula pode ser feito de duas formas: Com o login único do Governo Federal ou com CPF e a senha, enviada ao candidato na ativação do acesso.

Caso o candidato não lembre a senha, pode usar a página de recuperação de senha da respectiva forma de acesso.


Login Único do Governo

O login único é uma identificação que oferece segurança na hora de acessar serviços digitais do Governo Federal. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. Saiba mais no site da conta gov.br.

Para acessar o sistema de Matrícula usando o login único basta clicar no botão Entrar com gov.br.

Caso não lembre sua senha de acesso do login único, veja este tutorial de como recuperar a senha. Para outras informações, acesse o site da conta gov.br.


Acesso com CPF e Senha

Os usuários que já acessam o sistema de Matrícula com CPF e senha podem continuar usando essa opção.

O login com CPF e senha continua disponível para novos usuários (primeiro acesso), mas apenas se houver algum impedimento no uso do Login Único do Governo Federal. Para isso, será necessário ativar o login de acesso, conforme instruções a seguir.


Como ativar o login de acesso

O sistema de Matrícula funciona com cadastros feitos previamente, com base nas listas de chamadas dos editais. Ou seja, para acessar usando CPF e senha é necessário ter o nome publicado em lista de chamada ou ter sido cadastrado no campus.

Após o nome ser cadastrado no sistema de Matrículas pela equipe do IFMS, o candidato deve ativar o seu login usando seus dados pessoais.

1) Clique em "Ainda não tem login? Clique aqui para ativar o seu acesso"

2) Na tela de ativação, digite seu CPF (somente números, sem traços nem pontos), e-mail informado na inscrição e data de nascimento. Clique no botão “Ativar Acesso”. A nova senha de acesso será encaminhada para o e-mail cadastrado. Não esqueça de conferir sua caixa de SPAM/Lixo Eletrônico.

3) Volte para a tela inicial do sistema de Matrícula e faça o login com CPF (somente números) e a senha enviada por e-mail.

Se tiver problemas na ativação do cadastro, leia o FAQ do sistema para identificar o que pode estar impedindo a liberação de acesso.

matricula/acessando_o_sistema.txt · Última modificação: 29/11/2022 17:28 por Paulo