Aqui você encontra a documentação do Portal de Dados Abertos do IFMS.
Endereço: http://dados.ifms.edu.br
Plano de Dados Abertos: https://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/planos/plano-de-dados-abertos-do-ifms-2020-2022
Repositório de planilhas dos dados abertos: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1UCLbioCKaBTKOllcfwFuvpWjl_SvZw_Y
Busca Servidor no IFMS: http://eva01.ifms.edu.br:81/busca_servidor/busca_servidor.html
BreakDown Qualificação dos servidores do IFMS:
BreakDown Qualificação dos servidores da Reitoria:
Top 10 cursos mais concorridos em 2016 no IFMS:
O plano de dados abertos define quais conjuntos serão abertos. Para adicionar um novo conjunto de dados, basta adicionar um dataset novo no ckan e editar os recursos.
As planilhas devem estar disponíveis em formato aberto, ou seja: csv.
Sugere-se que os dados sejam priorizados pela sociedade, e oferecidos pelo setor que possui a informação. Pela experiência anterior, sugerimos que não sejam disponibilizados dados que demandem grande tempo para coleta ou que não tenha uma coleta automatizada, pois dependendo do tempo para consolidação da informação, o setor responsável ficará onerado com essa coleta de informação.
Atualmente, o único conjunto de dados atualizados com frequência é o de Custos Com Capacitação (http://dados.ifms.edu.br/dataset/despesas-com-acoes-de-desenvolvimento)
O setor responsável fará o upload da informação no repositório comum de acordo com a frequência acordada. A ouvidoria ficou responsável tanto pela monitoração dos dados quanto pela cobrança do setor que não está atualizando a informação. A dirti ficou responsável pela facilitação do processo e atualização na ferramenta.
Sugere-se em um futuro próximo que a dirti seja envolvida somente com a sustentação do sistema em caso de downtime ou erro na ferramenta. Para isso, basta disponibilizar um usuário e senha para cada setor.
Para edição dos recursos basta logar com usuário administrativo e fazer atualização dos recursos.
Sugere-se que a dirti esteja envolvida na elaboração do plano de dados abertos e que ela opine sobre a questão da sustentação do plano de dados abertos.
A CGU (https://www.gov.br/cgu/pt-br/governo-aberto/noticias/2017/cgu-lanca-painel-de-monitoramento-de-dados-abertos-do-governo-federal) possui um painel de monitoramento dos dados abertos.