Tabela de conteúdos

Horário Docente

O Horário do Docente é um documento gerado pelo sistema acadêmico tomando como base as atividades cadastradas pelo docente entre uma data de início e uma data final, que compreendem o período pelo qual aquele horário é válido. Neste documento é montada uma tabela contendo os Horários de Aula, de Preparação de Aula, de Permanência e dos PATs, conforme cadastrados no sistema. E logo abaixo outra tabela contendo informações resumidas dos PATs do docente, seguido de uma tabela resumo com a contagem das horas por semana (em horas relógio).


Somente o próprio docente pode cadastrar o seu horário, bem como as atividades que o compõem. O horário do docente é composto de:

Fluxos de movimentação

Tanto o PIT (Horário Docente), quanto os horários de PAT, Permanência e Preparação de Aula, possuem “situações” que definem a sua movimentação entre os interessados. Essas atividades precisam ser aprovadas pelo Coordenador ou chefia designada (dependendo do caso), veja o fluxo de movimentação:

O docente pode a qualquer momento (exceto após aprovado, concluído ou cancelado) editar o seu PIT ou um de seus PATs, devendo sempre nestes casos preencher o campo “Observação” com a justificativa para a alteração e, no caso das atividades, preencher o campo “Data de início de vigência” com a data a partir da qual será aplicada as alterações. Nestes casos, a atividade volta para a situação: “Aguardando Aprovação” e o PIT poderá ser particionado ou mesmo retornar para cadastro novamente.

Caso o PAT ou PIT não permita a alteração deve-se encaminhar chamado para sd@ifms.edu.br com a descrição do problema.


Passo a passo no sistema: