Catálogo de Sistemas

Documentação e procedimentos

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


site:pagina_inicial

Essa é uma revisão anterior do documento!


Site IFMS (Plone)

Instalação

O novo site que está em desenvolvimento para o IFMS, utiliza o Portal Padrão, feito e disponibilizado com base no projeto de Identidade Padrão de Comunicação Digital do Poder Executivo Federal, utilizando o CMS Plone.

A instalação do Portal Padrão é feita conforme o manual disponibilizado para isso:

https://identidade-digital-de-governo-plone.readthedocs.io/en/latest/producao/

Atualmente as versões usadas na Página do Servidor são:

  • Portal Padrão 1.1.5.1
  • Plone 4.3.9 (4313)
  • CMF 2.2.9
  • Zope 2.13.24
  • Python 2.7.6
  • PIL 2.3.0 (Pillow)

Backup

Atualmente esta sendo feito backup de todos os arquivos presentes na seguinte pasta:

/opt/plone/portal.buildout/var/

Nesta pasta encontra-se o Banco de Dados ZODB, que é o utilizado pelo Plone. Este Banco de Dados é uma base de dados não relacional e orientada a objetos, portanto não se trabalha diretamente com SQL com este Banco de Dados.

No ambiente do portal o ZODB está configurado para que conteúdos e metadados, armazenados em um FileStorage, utilizando o arquivo:

/opt/plone/portal.buildout/var/filestorage/Data.fs

Enquanto conteúdos de arquivos e imagens são armazenados como blobs, nesta pasta:

/opt/plone/portal.buildout/var/blobstorage/

Administração e Gestão de Conteúdo

Existe um manual disponibilizado pela Secom (Secretária de Comunicação do Governo Federal) que especifica muitas das dúvidas que podem surgir quanto edição e inserção de conteúdo, gestão de usuários, entre outras rotinas referentes a administração e gestão de conteúdo. O link para acesso é o seguinte:

http://www.secom.gov.br/orientacoes-gerais/comunicacao-digital/gestao-manual-portal-modelo-governo-federal-dez2014.pdf

Gestão dos Usuários: Quem podem acessar o site?

O site institucional foi projetado para que os mais diversos setores possam contribuir para a publicação de conteúdo, com isso fica especificado assim os perfis de acesso:

  • Existe apenas um usuário com o perfil de Administrador, o usuário admin, este que possui todos os previlégios para configuração do site, e só deve ser usado para esta situação e não para publicação de conteúdo;
  • Os servidores lotados na Ascom e na Dirti possui (e devem possuir!) o perfil de Administrador do Site, para ter total liberdade para publicar o conteúdo e ver o que está sendo publicado;
  • Os colaboradores da Ascom, que são servidores dos mais diversos setores da reitoria e dos campi devem ser cadastrado e fazer com que façam parte do grupo colaboradores do site institucional, assim eles adquirem os privilégios acordado com a Ascom para estes membros. Contudo somente isso não garante que o usuário tenha a permissão para adicionar ou editar o conteúdo, sendo necessário ir na pasta ou conteúdo que o usuário terá acesso, editá-lo e ir na aba “compartilhamento”, e incluir o usuário em questão na lista de quem pode editar o item em questão;
  • Os novos usuários que pedirem acesso por SD ou outro meio qualquer, que não seja da Ascom, falar sempre para entrarem em primeiramente com a Ascom, para que alguém deste setor passe o que este novo usuário deva ou possa acessar.
  • No manual disponibilizado pela Secom e que foi citado no tópico anterior, e mais precisamente a partir da página 17, fica explicitado as respostas que possam surgir quanto a Gestão de Usuários e compartilhamento, citado neste tópico.

Adicionando e/ou modificando arquivos JavaScript e CSS

Os arquivos JavaScript e CSS estão inseridos dentro da área de administração do site:

http://www.ifms.edu.br/portal_skins/custom/manage_main

Caso seja necessário inserir novos arquivos de JavaScript ou CSS, para uma melhor organização ou separação de código, estes devem ser adicionados na pasta do link acima. No combo box presente nesta página, procurar o item “File”e a partir dele criar os arquivos de estilo ou de script. Os novos arquivos de JavaScript precisam ser registrado em:

http://www.ifms.edu.br/portal_javascripts/manage_jsForm

Já os novos arquivos de CSS devem ser registrado em:

http://www.ifms.edu.br/portal_css/manage_cssForm

Atualização do Portal Padrão e/ou instalação de complementos (plugins)

Não fazer isso em hipótese nenhuma sem primeiramente testar em outra instalação 8-o. Por enquanto não vai nem ser mencionado os procedimentos para nenhuma destas ações, diante dos riscos e problemas que podem ser ocasionados sem um teste de viabilidade :-|. Instalação de teste do site:

http://10.1.1.33/site/

Leitura complementar

Na pasta da Dirti, há uma outra pasta chamada “Marcos”, e nela há várias apostilas referentes ao Portal Padrão e um livro sobre o Plone. O conteúdo desta pasta é o pouco que se encontra sobre estes assuntos na língua portuguesa.

site/pagina_inicial.1504725564.txt.gz · Última modificação: 06/09/2017 15:19 por Marcos Martins