Catálogo de Sistemas

Documentação e procedimentos

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistema_academico:matricular_estudantes_em_curso

Matricular estudante(s) em Curso

A matrícula do estudante é o vínculo dele com o Curso. Ela possui sempre uma Situação do Estudante no Curso e um número (exemplo: 2016200000000-1).

  • Permissão de acesso: CEREL, COGEA;
  • Dependência: Pessoa Física, Curso, Matriz Curricular.
  • Versão: versões anteriores

Passo a passo no sistema:

1) Menu > Matrícula > Matricular estudante(s) em Curso

2) Busque o nome do estudante a ser matriculado:

3) Caso não encontre nenhum resultado na busca, experimente parte do nome da pessoa, verifique se a grafia está correta, se está com ou sem acetos e caso esteja tudo correto porém não obtiver resultados utilize a opção Importar do Questionário Socioeconômico ou Importar do Sistema de Seleção:

Essas opções fazem a importação de um cadastro de Pessoa Física lá do Sistema do Questionário Socioeconômico e do Sistema de Seleção, respectivamente, onde cada estudante informa seus dados antes da matrícula. Após a importação o nome do estudante já poderá ser selecionado no passo anterior;

4) Após selecionar um estudante, veja que logo ao lado do seu nome aparece o campo “Situação do estudante no curso”, que por padrão será: “Em Curso”, ou seja, um estudante regularmente matriculado:

5) Agora preencha os dados do Curso corretamente e informe a data da matrícula, que pode ser retroativa caso o registro no sistema esteja sendo feito posteriormente ao ato de matrícula em si:

Obs.: Atenção ao campo Turma, já que o estudante será vinculado a todas as classes abertas da Turma selecionada.

Cursos EAD

Caso o curso selecionado seja um curso do CREAD, logo abaixo do campo curso será mostrado o campo “Polo”, onde deve ser selecionado o Polo em que o(s) estudante(s) irá(ão) cursar:

Informações de Ingresso

6) Preencha também as informações de “Ingresso” do estudante. Veja que o sistema automaticamente define uma “data provável para conclusão” do curso com base no tipo da Matriz Curricular e na quantidade de períodos que a mesma tem:

7) Feito tudo isso, confira se os campos estão preenchidos corretamente e clique no botão “Matricular selecionado(s)” para que a matrícula seja realizada.

8) Caso haja algum erro isso será informado na tela:

9) Caso tente fazer a matrícula para um estudante já matriculado no curso ele lhe informará isso, não permitindo a duplicidade:

sistema_academico/matricular_estudantes_em_curso.txt · Última modificação: 18/04/2017 07:56 por Carlitos