Catálogo de Sistemas

Documentação e procedimentos

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistema_academico:matricula_rematricula

Essa é uma revisão anterior do documento!


Matrícula/Rematrícula

Nesta aba é possível realizar o vinculo do estudante em uma ou mais classes conforme o Período Letivo escolhido desde que o estudante esteja “Em Curso” e haja Classes abertas para as Unidades Curriculares presentes na sua Matriz Curricular. Também é possível alterar o periodo que o aluno está cursando (IMPORTANTE: esse período deve ser verificado e alterado, se necessário, em toda matrícula).

  • Permissão de acesso: CEREL, Coordenadores de Curso;
  • Dependências: Estudante, Matrícula, Histórico Escolar atualizado e Classes abertas;
  • Lançamento: 0.7.

Passo a passo no sistema:

1) Acessar a Ficha do estudante;

2) Entrar na aba Matrícula/Rematrícula;

3) Ao entrar na aba de “Matrícula/Rematrícula” da ficha de um estudante é apresentada alguns campos com o “Período Letivo” (é em cima desse campo que serão carregadas as informações), a Data de Matrícula (essa é a data que será usada como data de vínculo do estudante nas classes em que ele for matriculado), Carga Horária Semanal Total (conforme as unidades curriculares são marcadas esse valor vai aumentando) e Carga Horária Semanal em Dependência (conforme as unidades curriculares em dependência são marcadas esse valor vai aumentando e quando supera 12h um aviso é emitido):

4) Logo abaixo desses campos é exibida a lista de Unidades Curriculares por período conforme a sua matriz curricular. E ao lado de cada Unidade Curricular que o estudante não esteja “AP” (Aprovado) é dado a opção de escolha de matricula-lo em uma classe (caso haja classe criada para aquela Unidade Curricular para o Período Letivo assinalado) veja:

5) Para matricular um estudante numa classe, basta clicar na caixa de seleção respectiva e para remover a sua matrícula da classe basta desmarcá-la, simples assim. Tem a opção de marcar ou desmarcar todas as classes de um determinado período:

6) Ao lado de cada classe tem o “Tipo de vínculo” que pode ser: Regular (padrão), Dependência, RED, etc. Para vincular o estudante nas Unidades como “dependência” deve selecionar a opção “Dependência”:

7) No momento do vínculo caso haja conflito de horário uma mensagem é mostrada informando em qual classe ocorre o conflito e o vinculo não é feito:

8) Todos esses vínculos são feitos em tempo real, ou seja, o que estiver “marcado” significa que o estudante já está matriculado (no diário com situação “Em Curso”) e o que estiver desmarcado significa que o estudante não está vinculado a referida classe.

9) Então, é possível imprimir um comprovante com as matrículas/vínculos ativos no respectivo Período Letivo clicando em: “Comprovante de matrícula”:

10) O comprovante de matrícula traz algumas informações básicas no cabeçalho:

11) Logo abaixo, a relação de Unidades Curriculares da matriz curricular a qual a matrícula do estudante está vinculada juntamente com a CH e a situação dele em relação a cada uma delas. Um quadro com a legenda das siglas usadas, um campo com local e data e campos para assinaturas:

12) Ainda no comprovante, no verso da página, adicionamos um quadro com os horários do estudante nas Classes em que ele está matriculado “Em Curso” naquele Período Letivo:

13) Para excluir uma matrícula é necessário que o estudante não possua vinculo a nenhuma classe. Esta ação é feita na Ficha do estudante

14) Para alterar o período atual basta colocar o período que o aluno se encontra e clicar em salvar.

sistema_academico/matricula_rematricula.1500579114.txt.gz · Última modificação: 20/07/2017 15:31 por Gustavo Waku