Catálogo de Sistemas

Documentação e procedimentos

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistema_academico:desenvolvimento_colaborativo

Essa é uma revisão anterior do documento!


Desenvolvimento Colaborativo

O Sistema Acadêmico está sendo desenvolvido por uma equipe de Analistas de TI lotados na Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação - DIRTI da Reitoria hoje formada por três pessoas que também atuam em outros projetos paralelamente. O desenvolvimento segue as prioridades definidas pela Diretoria de Gestão Acadêmica - DIRGA, que fica diretamente ligada a Pró-Reitoria de Ensino - PROEN, que faz o papel de área de negócio (definição do escopo da demanda, coleta de requisitos básicos, negociação com a área fim, etc.) em todas as questões ligadas ao ensino. Essas prioridades hoje estão listadas em uma planilha compartilhada entre os envolvidos, com a situação e o aprazamento para cada uma das demandas.

Tecnologias utilizadas

O sistema é Web e desenvolvido usando:

  • Linguagem PHP 5.6+ (bibliotecas ativas: GD2, php_intl e cURL)
  • Framework PHP CakePHP (2.1 na parte administrativa e 3.5 na parte do estudante)
  • Servidor web Apache2 (mod_rewrite habilitado, suporte ao PostgreSQL, HTTPs, etc.)
  • Banco de dados PostgreSQL 9.5

É recomendável a instalação em máquina com sistema operacional linux (Ubuntu ou Debian) 64bits.

Ambientes

Temos três ambientes distintos dentro do desenvolvimento do projeto do sistema acadêmico:

  • Produção: ambiente utilizado pelos servidores e estudantes, disponível 24×7 no endereço https://academico.ifms.edu.br;
  • Homologação: ambiente utilizado para testes e homologação de novas funcionalidades, disponível no endereço http://academico-testes.ifms.edu.br;
  • Desenvolvimento: ambiente configurado pelo desenvolvedor para programação no projeto.

Repositório de código

Endereço GIT: https://bitbucket.org/ifms/sigaeduext (requer permissão de acesso)

Branchs oficiais:

  • master: branch principal que contém o código atualmente em produção (código testado e homologado);
  • homolog: branch para consolidação dos códigos disponíveis para homologação;

Toda alteração deve ser documentada (comentários, etc.) e os commits devem sempre conter uma descrição concisa com a alteração que está sendo submetida. Todo código antes de ser adicionado as branchs oficiais deve ter sido feito o merge com a branch em questão antes para evitar conflitos. Os colaboradores do projeto poderão submeter códigos apenas para a branch homolog via pull request que passará por avaliação antes de sua aplicação.

Definição do que será desenvolvido

O desenvolvimento do sistema é guiado pela lista de demandas mantida pela DIRGA. Ela é definida com base nas solicitações dos usuários em alinhamento com o planejamento estratégico da instituição. Todas as demandas são pensadas de forma sistêmica a fim de atenderem a todos os campi da mesma forma. A prioridade de cada demanda também é definida pela DIRGA em conjunto com todos os campi. Portanto a equipe segue o desenvolvimento demanda por demanda conforme disposição na planilha, exceto os casos em que existe a necessidade de priorização de demanda em razão de alterações na legislação, recomendação por órgão de controle ou mudança na estratégia da gestão. As demandas desenvolvidas pelos colaboradores devem ser alinhadas previamente com a DIRGA e comunicadas a equipe de desenvolvimento para acompanhamento.

Documentação

O sistema acadêmico é utilizado por diferentes pessoas dentro da instituição o que exige uma série de preocupações quanto a política de acesso, permissões e comunicação dos usuários a respeito do funcionamento de cada parte do sistema. Para que esse entendimento do sistema seja de fácil acesso a todos contamos com um ambiente de documentação do sistema, que hoje é a wiki do catálogo de sistemas. Sempre que uma nova funcionalidade for desenvolvida ou houver a alteração de alguma tela/procedimento é preciso que o processo de cadastro/operação dentro do sistema seja documentado de forma que o usuário tenha ciêcia de como proceder.

sistema_academico/desenvolvimento_colaborativo.1566477625.txt.gz · Última modificação: 22/08/2019 08:40 por Carlitos