Catálogo de Sistemas

Documentação e procedimentos

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistema_academico:desenvolvimento_colaborativo

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
sistema_academico:desenvolvimento_colaborativo [15/03/2019 16:52]
Carlitos
sistema_academico:desenvolvimento_colaborativo [22/08/2019 10:42] (atual)
Carlitos [Repositório de código]
Linha 7: Linha 7:
  
 O sistema é Web e desenvolvido usando: O sistema é Web e desenvolvido usando:
-  * PHP 5.6(bibliotecas ativas: GD2 php_intl) +  ​* Linguagem **PHP 5.6.x** (bibliotecas ativas: GD2php_intl ​e cURL
-  * Framework PHP [[https://​cakephp.org/​|CakePHP]] (2.1 na parte administrativa e 3.5 na parte do estudante) +  * Framework PHP **[[https://​cakephp.org/​|CakePHP]]** (2.1 na parte administrativa e 3.5 na parte do estudante) 
-  * Apache2 (mod_rewrite habilitado, suporte ao PostgreSQL, ​+  ​* Servidor web **Apache2** (mod_rewrite habilitado, suporte ao PostgreSQL, ​HTTPs, etc.) 
 +  * Banco de dados **PostgreSQL 9.5**
  
 É recomendável a instalação em máquina com sistema operacional linux (Ubuntu ou Debian) 64bits. É recomendável a instalação em máquina com sistema operacional linux (Ubuntu ou Debian) 64bits.
 +
 +===== Ambientes =====
 +
 +Temos três ambientes distintos dentro do desenvolvimento do projeto do sistema acadêmico:
 +  * **Produção**:​ ambiente utilizado pelos servidores e estudantes, disponível 24x7 no endereço [[https://​academico.ifms.edu.br]];​
 +  * **Homologação**:​ ambiente utilizado para testes e homologação de novas funcionalidades,​ disponível no endereço [[http://​academico-testes.ifms.edu.br]];​
 +  * **Desenvolvimento**:​ ambiente configurado pelo desenvolvedor para programação no projeto.
 +
 +===== Repositório de código =====
 +
 +Endereço GIT: [[https://​bitbucket.org/​ifms/​sigaeduext]] (requer permissão de acesso)
 +
 +Branchs oficiais:
 +  * **master**: //branch// principal que contém o código atualmente em produção (código testado e homologado);​
 +  * **homolog**:​ //branch// para consolidação dos códigos disponíveis para homologação;​
 +
 +Toda alteração deve ser documentada (comentários,​ etc.) e os //commits// devem sempre conter uma descrição concisa com a alteração que está sendo submetida. Todo código antes de ser adicionado as //branchs// oficiais deve ter sido feito o //merge// com a //branch// em questão antes para evitar conflitos. ​
 +Os colaboradores do projeto poderão submeter códigos apenas para a //branch// **homolog** e criar //pull request// quando quiserem fazer //merge// com a //branch// master que passará por avaliação antes de sua aplicação.
 +
 +Para ter acesso a branch **homolog** o colaborador deve fazer o seu cadastro no Bitbucket e encaminhar solicitação de participação no projeto para sd@ifms.edu.br informando o nome do usuário ou email.
 +
 +===== Definição do que será desenvolvido =====
 +
 +O desenvolvimento do sistema é guiado pela lista de demandas mantida pela DIRGA. Ela é definida com base nas solicitações dos usuários em alinhamento com o planejamento estratégico da instituição. Todas as demandas são pensadas de forma sistêmica a fim de atenderem a todos os //campi// da mesma forma. A prioridade de cada demanda também é definida pela DIRGA em conjunto com todos os //campi//. Portanto a equipe segue o desenvolvimento demanda por demanda conforme disposição na planilha, exceto os casos em que existe a necessidade de priorização de demanda em razão de alterações na legislação,​ recomendação por órgão de controle ou mudança na estratégia da gestão. ​
 +As demandas desenvolvidas pelos colaboradores devem ser alinhadas previamente com a DIRGA e comunicadas a equipe de desenvolvimento para acompanhamento.
 +
 +===== Homologação =====
 +
 +A homologação das funcionalidades feitas pelos colaboradores será de responsabilidade da área de negócio, cabendo a ela os testes e a autorização para a sua entrada em produção.
 +===== Documentação =====
 +
 +O sistema acadêmico é utilizado por diferentes pessoas dentro da instituição o que exige uma série de preocupações quanto a política de acesso, permissões e comunicação dos usuários a respeito do funcionamento de cada parte do sistema. Para que esse entendimento do sistema seja de fácil acesso a todos contamos com um ambiente de documentação do sistema, que hoje é a [[http://​sistemas.ifms.edu.br/​catalogo/​sistema_academico:​pagina_inicial|wiki do catálogo de sistemas]].
 +Sempre que uma nova funcionalidade for desenvolvida ou houver a alteração de alguma tela/​procedimento é preciso que o processo de cadastro/​operação dentro do sistema seja documentado de forma que o usuário tenha ciêcia de como proceder.
 +
 +===== Ambiente de desenvolvimento =====
 +
 +[[Criação de ambiente de desenvolvimento]]
 +
 +===== Alterações no banco de dados =====
 +
 +Sempre que for necessária alteração no banco de dados elas devem ser acrescentadas ao arquivo "​database_update.sql"​ do Projeto, para que quando for para o ambiente de produção/​homologação essas alterações sejam aplicadas.
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
  
sistema_academico/desenvolvimento_colaborativo.1552683164.txt.gz · Última modificação: 15/03/2019 16:52 por Carlitos