Palestra compartilhando experiências da área de Artes/Música apontando caminhos, possibilidades e desafios para a Educação Musical, relacionadas a ações desenvolvidas no IFG.
A Ligia é artista visual e ilustradora, sua especialidade é o desenho em aquarela. Mas nessa oficina ela vai fazer experimentações com diversos materiais artísticos
Lista de materiais*: pincéis, 1 folha de papel A4 300gr e 1 folha de papel A4 200gr, giz de cera, lápis de cor, guache, aquarela e canetinhas hidrocor
*os participantes residentes em Jardim e Guia Lopes receberão o kit de materiais da oficina gratuitamente
VAGAS ESGOTADAS
17h-17h30
Leitura do conto: BorBonegra - autor Leandro Passos
Beatriz Souza é estudantes do curso técnico integrado em Edificações no IFMS Campus Jardim e nessa oficina ela vai ensinar as ferramentas básicas do Krita, um software livre de pintura digital.
Krita é uma ferramenta de criação de ilustrações, concept art, histórias em quadrinhos, pinturas digitais, animações, possibilitando também ser usado como um programa de retoques e manipulação de fotografia, conversor de formatos, suportando vários modelos de cores e pintura HDR.
Nesta oficina vocês estarão aprendendo sobre como iniciar seus primeiros desenhos no krita e para isso vocês terão uma apresentação de slides ensinando sobre a utilização de ferramentas: bem como as principais ferramentas do krita, utilização de layers e pincéis.
Vocês precisarão também de um desenho feito por vocês para trabalhar com o krita, basta só digitalizar o seu desenho, ou usar uma foto (a foto do desenho deverá ser feita com o celular de forma que fique o mais reto possível). Caso não tenham um desenho que possam utilizar estarei disponibilizando um sketch que preparei no krita. No fim da oficina vocês poderão expor suas criações, por isso seria interessante que cada um fizesse o seu próprio desenho.
Link para download da apostila e o software Krita: https://facjd.blogspot.com/2020/11/oficina-de-desenhos-digitais-com-o-krita.html
18h-19h
Continuação da Live Musical DJ Izaque/Eder, Campus Coxim
O IFMS – Campus Jardim, através do Festival de Arte e Cultura, propõe: o primeiro desafio de photoshop, intitulado de ‘’Tour do Maneco’’. Este desafio consiste em uma intervenção artística de maneira digital, em que os participantes poderão manifestar a criatividade utilizando softwares de manipulação e edição de imagem.
Para o desafio, será necessário que o participante faça o download da fotografia da escultura do poeta sul-matogrossense Manuel de Barros (a escultura referida localiza-se na Av. Afonso Pena, Campo Grande – MS)
O intuito do desafio, se baseia na liberdade de expressão, uma vez que, não seria possível realizar uma intervenção real na escultura, mesmo que efêmera. Sendo assim, os participantes podem criar suas próprias concepções artísticas e democratizar o acesso à arte, bem como expandir os nomes da cultura pantaneira, que por muitas vezes tornam-se opacos e desconhecidos no cenário brasileiro.
o resultado será divulgado no dia 13/11/2020 às 19h, via google meet.
EVENTO ABERTO
19h-20h
Jovens escritores de MS e suas influências literárias
Matheus Trindade, escritor do conto "O Mistério do Forasteiro" e Febraro de Olivera, escritor do livro "Uma Festa Para o Fim do Mundo", contam sobre suas obras, suas referências literárias e culturais e como ser um jovem escritor vivendo em Mato Grosso do Sul.
19h-20h
O instante, micrômetragem como processo de Criação
Com: Profa. Dra. Luciana Martini (IFG - Campus Jataí)
Oficina de Cinema que combina a materialidade da micrometragem com o entender o processo de criação de cada um; concentrados no pequeno recorte de tempo chamado instante.
O “Desafio de Desenho” integra as atividades do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. Evento que envolve todas as unidades do estado, sendo esta atividade em específico, sediada pelo campus Jardim. As postagens referente ao desafio devem ser feitas até 12 de novembro de 2020, até as 23h59, para enviar seus trabalhos. A atividade tem o objetivo de propiciar, estimular e divulgar experiências artísticas, além de promover integração do público participante, por meios digitais;